Publicações arquivadas em golpe

Ex-comandante do Exército presta depoimento sobre tentativa de golpe

Publicado em: Sexta, 01 de Março de 2024 às 18:34
Freire Gomes está também envolvido nas discussões sobre a minuta do golpe; além dos acampamentos golpistas em frente aos quartéis. Em linha com a delação premiada do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o general Freire Gomes esteve envolvido em conversas sobre a minuta do golpe com Bolsonaro.

Apesar do risco de prisão, Bolsonaro dobra aposta na impunidade

Publicado em: Quarta, 28 de Fevereiro de 2024 às 18:46
Na entrevista que concedeu ao canal norte-americano de TV CNN, Bolsonaro alegou que as medidas prevista na chamada ‘minuta do golpe’ “são dispositivos constitucionais”.

Militares participam de ato preparatório para o golpe, apura PF

Publicado em: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024 às 18:52
A carta golpista, conforme publicado pela mídia conservadora, foi escrita pelo coronel Giovani Pasini e, posteriormente, editada pelo coronel Alexandre Castilho Bitencourt da Silva.

Moraes vota para condenar mais 15 por participação no 8 de Janeiro

Publicado em: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024 às 14:18
As penas propostas pelo ministro relator para os bolsonaristas nesta sexta-feira variam de 14 a 17 anos de prisão. Novamente, ele propôs que eles arquem com os prejuízos causados na tentativa de golpe e danos morais, num montante estimado em R$ 30 milhões.

Colocando água no chope!

Publicado em: Domingo, 11 de Fevereiro de 2024 às 19:41
Por David Coelho - As igrejas evangélicas, segundo pilar do bolsonarismo, seguem a todo vapor e acabam de conseguir mais isenções fiscais junto a Lula. Por fim, o coração econômico do bolsonarismo, o agronegócio, tem ampliado seu poder no país, a ponto de ter sua própria propaganda doutrinária na TV Globo.

Comandante militar apoia punição a envolvidos no 8 de Janeiro

Publicado em: Domingo, 11 de Fevereiro de 2024 às 16:37
Damasceno declarou não ter informação a respeito de reuniões no governo anterior para discutir planos golpistas e que a Força Aérea Brasileira manteve isenção à gestão Bolsonaro.

Presidente do PT pede que PL seja investigado por apoio ao golpe fracassado

Publicado em: Sexta, 09 de Fevereiro de 2024 às 20:01
A líder petista endossou, ainda, a iniciativa liderada pelo senador Humberto Costa (PT-PE) para que a PGR examine o papel de líderes do PL, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, nas conspirações golpistas reveladas pela Polícia Federal (PF).

Cid entrega vídeo que coloca Bolsonaro no comando do golpe

Publicado em: Sexta, 09 de Fevereiro de 2024 às 19:53
Trechos da gravação do encontro foram apreendidos pela Polícia Federal (PF), em um computador do ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid.

Presos em operação contra o golpe têm audiência no Supremo

Publicado em: Sexta, 09 de Fevereiro de 2024 às 14:10
A audiência de custódia é um procedimento de praxe, pelo qual toda pessoa presa deve ser apresentada à Justiça no prazo de 24 horas, de modo a verificar a legalidade e necessidade de manutenção da prisão.

Em vídeo, general Augusto Heleno fala em golpe antes das eleições

Publicado em: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024 às 19:43
Na mesma reunião em que o general Augusto Heleno falou em uma “virada de mesa”, também foi cogitado infiltrar agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nas equipes de campanha para espionar os candidatos a presidente da República.

Na ânsia de aplicar um golpe de Estado, Braga Netto xinga o alto oficialato

Publicado em: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024 às 19:37
A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que autorizou a operação, revelou que Braga Netto teria se referido ao general Freire Gomes, então comandante do Exército, como "cagão"e pediu que ele fosse destituído do cargo.

Lula diz que é preciso investigar todos os envolvidos em atos golpistas

Publicado em: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024 às 19:33
" Eu espero que a Polícia Federal (PF) faça a coisa do jeito mais democrático possível, que não haja nenhum abuso, que faça aquilo que a Justiça determinou que faça e depois apresente para a sociedade aquilo que eles encontraram", afirmou o presidente.

General Heleno diz que desconhece a ‘Abin paralela’ de Bolsonaro

Publicado em: Quinta, 01 de Fevereiro de 2024 às 17:19
Segundo a PF, nessas ações eram utilizadas técnicas de investigação próprias das polícias judiciárias, sem, contudo, qualquer controle judicial ou do Ministério Público. O ex-ministro não deverá se manifestar até a data do depoimento que ocorrerá na sede Polícia Federal em Brasília.

Myanmar prorroga estado de emergência na véspera de aniversário do golpe

Publicado em: Quarta, 31 de Janeiro de 2024 às 11:45
Os generais estão enfrentando seu maior desafio desde que assumiram o poder na ex-colônia britânica em 1962, com um levante pró-democracia liderado por jovens se transformando em um movimento de resistência armada após uma repressão letal a uma onda de protestos e dissidências pós-golpe.

Suspeitos que aplicavam golpe do crédito consignado são presos no Rio

Publicado em: Quinta, 18 de Janeiro de 2024 às 14:26
De acordo com os agentes, os acusados foram encontrados em plena atividade, se passando por correspondentes financeiros e oferecendo as transações fraudulentas. Uma das vítimas chegou a sofrer um prejuízo de cerca de R$ 170 mil.

Democracias abaladas

Publicado em: Segunda, 15 de Janeiro de 2024 às 09:39
Por Manuel Domingos Neto - A degradação do trabalho e a perda de valores estruturantes da vida em sociedade metem medo e dão cancha à pregação obscurantista. O culto liberal das realizações individuais desestimulou lutas comunitárias. A mobilização coletiva deu vez à aposta em salvadores. 

Mito da democracia inabalada

Publicado em: Terça, 09 de Janeiro de 2024 às 09:23
Por Igor Felippe Santos - O Brasil é um país presidencialista, mas avança o fato consumado de que vivemos sob um parlamentarismo velado ou um semipresidencialismo. O conflito entre os poderes, que se agudizou nos últimos 10 anos, tem como vetor a crescente mutilação do poder do governo federal.

Líder da centro- direita, Alckmin diz que tentativa de golpe foi ‘vergonha nacional’

Publicado em: Segunda, 08 de Janeiro de 2024 às 20:05
“Há um ano, o Brasil sofria um grave ataque a suas instituições: testemunhamos as lamentáveis imagens da depredação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Planalto, que repercutiram em todo o mundo", escreveu Alckmin.

Um ano após tentativa de golpe, Supremo mantém 66 presos

Publicado em: Domingo, 07 de Janeiro de 2024 às 16:55
Os demais investigados foram soltos e tiveram a prisão substituída por medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de sair do país, suspensão de autorizações de porte de arma e de certificados de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), entrega do passaporte e apresentação semanal à Justiça.

Vida de Alexandre de Moraes correu risco durante a tentativa de golpe

Publicado em: Quinta, 04 de Janeiro de 2024 às 19:31
Moraes estava na Europa com a família no dia 8 de janeiro e soube do ataque através de imagens mostradas por seu filho. A investigação revelou três planos, com ameaças de prisão e até homicídio. O ministro destacou a inação da Polícia Militar no enfrentamento aos golpistas
Edição digital

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo