Publicações arquivadas em Meio Ambiente

Estado gaúcho confirma mais duas mortes por leptospirose

Publicado em: Sexta, 24 de Maio de 2024 às 11:39
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda e transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados, que pode estar presente na água ou lama de locais com enchente.

Novos alertas apontam para chuvas intensas e ventos fortes no RS

Publicado em: Sexta, 24 de Maio de 2024 às 11:06
O alerta de perigo, por exemplo, é válido para as regiões Noroeste e Nordeste do Estado, bem como para o Centro, a Região Metropolitana e o Litoral Norte. O órgão estima que as chuvas devem ficar entre 30 e 60 milímetros por hora, com ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora. 

Governo do RS tem 10 dias para explicar mudança em código ambiental

Publicado em: Quinta, 23 de Maio de 2024 às 13:46
A ação foi aberta pelo Partido Verde (PV), segundo o qual, as alterações, que foram sancionadas pelo governador Eduardo Leite em 9 de abril, tiveram o objetivo de flexibilizar as regras ambientais de modo a permitir a construção de reservatórios e outras intervenções.

Inmet divulga alerta de perigo para a região sul do país

Publicado em: Quinta, 23 de Maio de 2024 às 11:53
As áreas de maior risco são a região serrana, o noroeste, o centro oriental e ocidental do Rio Grande do Sul, o oeste e o sul de Santa Catarina e a área metropolitana de Porto Alegre. 

Após chuva no Estado gaúcho, país se prepara para seca na Amazônia

Publicado em: Quarta, 22 de Maio de 2024 às 13:35
A estiagem na Amazônia ocorre no segundo semestre, com o pico da vazante dos principais rios da região se concentrando entre os meses de outubro e novembro. Em 2023, a Amazônia já havia enfrentado uma das piores secas de sua história.

Defesa Civil alerta para volumes altos de chuva no Rio Grande do Sul

Publicado em: Quarta, 22 de Maio de 2024 às 12:41
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para o avanço de uma nova massa de ar polar e ainda a formação de um ciclone extratropical no oceano, com a previsão de ventos de até 100 km/h na costa do estado e possível queda de granizo. 

Animais domésticos continuam sendo resgatados de áreas alagadas

Publicado em: Quarta, 22 de Maio de 2024 às 11:45
De acordo com o boletim da Defesa Civil estadual, divulgado na terça-feira, 12.358 animais foram resgatados no estado. A maioria está em abrigos provisórios como esse de Canoas.

Universidades da Amazônia vão estudar contaminação por mercúrio

Publicado em: Terça, 21 de Maio de 2024 às 15:09
A ideia é produzir pesquisa científica, treinamento profissional e engajamento comunitário para enfrentar o problema, que afeta o meio ambiente e a saúde pública das comunidades.

Sobe número de mortes por temporais no Rio Grande do Sul

Publicado em: Terça, 21 de Maio de 2024 às 14:48
Ao menos 654,19 mil gaúchos ainda estão fora das residências, sendo 581.633 desalojados, aqueles que tiveram de sair de seus lares e estão acolhidos em casas de familiares, amigos ou conhecidos, e outras 72.561 pessoas estão morando temporariamente em um dos 839 abrigos cadastrados.

Onda de mau tempo deixa milhares sem água na Itália

Publicado em: Terça, 21 de Maio de 2024 às 12:41
O norte da Itália tem sido afetado por fortes chuvas desde a semana passada. Na segunda-feira, as autoridades italianas decretaram alerta vermelho para risco hidrogeológico com fortes chuvas em Milão e na área dos rios Seveso e Lambro, que transbordaram nos últimos dias.

Desmatamento da Mata Atlântica cai em áreas contínuas entre 2022 e 2023

Publicado em: Terça, 21 de Maio de 2024 às 12:07
A fundação avalia que a redução no desmatamento na área contínua é sinal de que as políticas de conservação e o monitoramento intensivo estão produzindo resultados positivos. Destaca que está evidente que os desafios na Caatinga e no Cerrado são grandes onde existem essas áreas de transição.

Cidades do Vale do Taquari contabilizam estragos e repensam futuro

Publicado em: Segunda, 20 de Maio de 2024 às 12:18
O cenário que se vê após a catástrofe mais recente é de o de uma zona de guerra, com pontes destruídas, casas em ruínas, entulho e lama acumulados por todos os lados, e a população abalada.

Temporais em SC obrigam 925 pessoas a abandonar casas

Publicado em: Segunda, 20 de Maio de 2024 às 12:12
Cidade mais atingida, Rio do Sul, no Vale do Itajaí, registrava 483 desabrigados até ontem. No município, o nível do Rio Itajaí Açu atingiu 8,97 metros de profundidade, chegando a transbordar e causar enchentes em alguns bairros.

Aquecimento global ameaça correntes oceânicas, dizem cientistas

Publicado em: Sábado, 18 de Maio de 2024 às 13:05
A AMOC é um sistema de circulação que transporta superficialmente, ao longo do Oceano Atlântico, águas aquecidas ao nível dos trópicos para o Norte do Atlântico que se afundam, mais frias e densas, já perto da região polar.

Hospital universitário no RS deixa de receber pacientes

Publicado em: Sexta, 17 de Maio de 2024 às 14:00
Em nota, a Ebserh informou que o hospital está localizado em uma área considerada de risco, próxima à Lagoa dos Patos. Devem ser transferidos primeiramente pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI) adulto, pediátrica e neonatal, com prioridade para os que estão em ventilação mecânica.

Em Roma, ambientalistas pintam de laranja lojas de luxo

Publicado em: Quinta, 16 de Maio de 2024 às 13:30
O ato foi deflagrado por membros do grupo Última Geração, que ganhou notoriedade nos últimos meses por manifestações diante de obras de arte e monumentos por todo o país.

Sobe número de mortos por causa dos temporais no Estado gaúcho

Publicado em: Quinta, 16 de Maio de 2024 às 12:37
O governo orienta os atingidos a verificarem se os nomes de pessoas com o óbito confirmado constam na lista de 104 desaparecidos disponível no site do órgão. Caso conste da lista, a pessoa deve procurar uma delegacia da Polícia Civil para regularizar os dados, com a retirada do nome da lista de desaparecidos. 

Haitianos e venezuelanos denunciam xenofobia em abrigos de Porto Alegre

Publicado em: Quarta, 15 de Maio de 2024 às 14:44
A presidente da Associação dos Haitianos no Brasil, Anne Milceus Bruneau, trabalha como voluntária em um abrigo da Zona Norte de Porto Alegre (RS) e contou à Agência Brasil que a xenofobia é “muito grande”, afetando não apenas os haitianos, mas também os venezuelanos.

Mais de 253 mil pontos estão sem energia elétrica no RS

Publicado em: Quarta, 15 de Maio de 2024 às 13:46
O boletim aponta que 136.382 clientes estão sem abastecimento de água tratada fornecido pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), devido às fortes chuvas que caíram no estado desde o fim de abril. O WhatsApp para atendimento das pessoas com falta de água nas torneiras é o (51) 99704-6644.

FAB muda horário de recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

Publicado em: Quarta, 15 de Maio de 2024 às 12:15
A FAB esclarece que a mudança de horário tem o objetivo de direcionar ainda mais os trabalhos dos militares no preparo e no transporte das doações, em cooperação com órgãos responsáveis pelos transportes rodoviário, ferroviário e marítimo, além do aéreo.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo