Publicações arquivadas em Natureza

Ásia foi região mais afetada por desastres climáticos em 2023, diz ONU

Publicado em: Terça, 23 de Abril de 2024 às 10:48
O ano passado foi o mais quente já registrado em todo o mundo. Celeste lembrou que a Ásia está aquecendo mais rapidamente do que a média global, com temperaturas em 2023 quase 2ºC maior em relação à média entre os anos 1961 e 1990.

Europa é continente que se esquenta mais rápido, diz OMM

Publicado em: Segunda, 22 de Abril de 2024 às 11:09
De acordo com o documento, os três anos mais quentes na história europeia foram registrados entre 2021 e 2023, e os 10 primeiros no ranking ocorreram a partir de 2007, enquanto a mortalidade ligada ao calor no velho continente subiu 30% nas últimas duas décadas.

Biólogos estudam resistência dos tardígrados à radiação

Publicado em: Domingo, 21 de Abril de 2024 às 14:44
Nossas próprias células estão continuamente reparando genes. Os filamentos de DNA em uma célula humana típica se quebram cerca de 40 vezes por dia — e cada vez, nossas células têm que consertá-los e é o que os tardígrados fazem de melhor.

Chuvas torrenciais alagam Dubai e deixam aeroporto debaixo d'água

Publicado em: Quarta, 17 de Abril de 2024 às 14:28
As chuvas torrenciais não afetaram apenas o aeroporto dos EAU, mas também inundaram ruas, casas e comércios. No geral, as tempestades paralisaram o centro financeiro do Oriente Médio.

Branqueamento em massa de corais se torna problema mundial

Publicado em: Terça, 16 de Abril de 2024 às 15:09
Agência norte-americana alerta que fenômeno ocorre com frequência e gravidade cada vez maiores em diferentes partes do globo. Temperaturas recordes registradas nos oceanos são consequência do aquecimento global.

País precisa recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa

Publicado em: Segunda, 15 de Abril de 2024 às 14:49
Há um entendimento global de que para a crise climática não avançar é necessário reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e também capturar o que já foi lançado na atmosfera. Uma das principais estratégias globais para que isso ocorra é a recomposição da cobertura verde do planeta por meio da recuperação das vegetações nativas.

Instituto alerta para chuva intensa no Norte, Sul e parte do Centro-Oeste

Publicado em: Sábado, 13 de Abril de 2024 às 11:47
A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Abril começa com alerta laranja por chuvas em seis Estados, diz Inmet

Publicado em: Segunda, 01 de Abril de 2024 às 11:04
Maranhão, Ceará, Paraíba, Piauí, Amazonas e Acre devem registrar chuvas acima do normal nesta primeiro semana de abril. O Rio Grande do Sul também pode ter chuvas parecidas, com a adição de granizo. Nesse caso, o alerta emitido também é amarelo.

Feriado da Páscoa pode ter chuvas intensas no Nordeste, alerta Inmet

Publicado em: Quinta, 28 de Março de 2024 às 14:00
As chuvas começaram na quarta-feira e devem ocorrer até o próximo domingo, com maior destaque para a faixa leste da região, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, incluindo o litoral desde o Ceará até o Maranhão, diz o Inmet.

Sudeste tem previsão de pancadas de chuva no feriado de Páscoa

Publicado em: Quarta, 27 de Março de 2024 às 11:51
Na próxima sexta-feira estão previstas muitas nuvens e pancadas de chuva, sobretudo, na Metade Norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, Metade Sul de Minas Gerais e parte Leste do Espírito Santo, informou o boletim do ClimaTempo.

Sobe número de mortos em consequência das chuvas no Espírito Santo

Publicado em: Terça, 26 de Março de 2024 às 12:52
A Defesa Civil baixou para moderado o nível de alerta para fortes chuvas nesta terça-feira e também não descartou os riscos de deslizamentos de encostas nas áreas urbanas e quedas de barreira às margens de rodovias, em 21 municípios do sul do Estado.

Após nuvem de fumaça, qualidade do ar segue péssima em Boa Vista, diz Inpe

Publicado em: Segunda, 25 de Março de 2024 às 14:06
Medição realizada no início da manhã desta segunda-feira registrou que a qualidade do ar atingiu 221.3 µg/m³ (por metro cúbico) em uma escala que vai 0 a 160 µg/m³. Domingo, Boa Vista chegou a atingir 334.5 µg/m3, segundo registro da plataforma.

Espírito Santo anuncia medidas para atender afetados pelos temporais

Publicado em: Segunda, 25 de Março de 2024 às 11:17
O Estado vai liberar o Cartão Reconstrução, um benefício no valor de R$ 3 mil para aquisição de móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos, material de construção ou qualquer item que a família entenda como prioritário.

Núcleo da tempestade chega ao Espírito Santo e causa sérios danos

Publicado em: Sábado, 23 de Março de 2024 às 14:24
Os militares e outras pessoas que estavam no imóvel saíram sem qualquer ferimento. A equipe prosseguiu atuando na cidade que acusou índice pluviométrico de 231.8 milímetros em 24 horas.

No Maranhão, chuvas levam oito municípios a decretar emergência

Publicado em: Sexta, 22 de Março de 2024 às 14:56
Nesta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para todo o estado que valem até este sábado. Um é de perigo potencial, com chuva entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

Inmet: frente fria potencializa efeitos de massa quente e úmida do Sudeste

Publicado em: Sexta, 22 de Março de 2024 às 11:40
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuva forte que oferece "grande perigo" ao território fluminense, ao litoral norte de São Paulo, ao sul do Espírito Santo e à zona da mata e Serra da Mantiqueira em Minas Gerais.

Após onda de calor, temporal causa estragos no RS

Publicado em: Quinta, 21 de Março de 2024 às 14:27
As regiões mais atingidas foram a Fronteira Oeste, a Região Sul, a Região Metropolitana e a do Centro do estado. No final da manhã os estragos ainda estavam sendo contabilizados pela Defesa Civil. Na Região Norte, apesar de mais fracos os ventos também fizeram estragos.

Outono chega com temperaturas acima da média no país

Publicado em: Quarta, 20 de Março de 2024 às 15:04
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) preveem que os meses de abril, maio e junho serão mais quentes na comparação com a média dos últimos anos.

Branqueamento de corais avança no Nordeste, mostra estudo

Publicado em: Segunda, 18 de Março de 2024 às 11:50
Os corais são animais invertebrados marinhos capazes de se alimentar sozinhos, mas grande parte de sua dieta é obtida por meio de simbiose, ou seja, uma relação mutuamente benéfica, com as algas zooxantelas. A partir da realização da fotossíntese, esses seres unicelulares fornecem nutrientes para seus hospedeiros animais.

Capital paulista tem madrugada mais abafada do ano

Publicado em: Domingo, 17 de Março de 2024 às 11:43
A cidade apresentou a maior temperatura mínima absoluta, que foi registrada na estação encontrada na subprefeitura da Sé, no centro da capital, onde a temperatura chegou a 26,5º C.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo