Publicações arquivadas em lira

Lira oferece a Lula direito de veto ao nome que ele indicar à sucessão

Publicado em: Quarta, 22 de Maio de 2024 às 18:30
Há ao menos quatro deputados que se apresentam como pré-candidatos atualmente: Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). Entre os postulantes, Elmar Nascimento é considerado o mais próximo de Lira. Mas, segundo relatos, o próprio presidente da Câmara tem dúvidas sobre a viabilidade da candidatura.

Lira diz que irá definir grupo de trabalho para a reforma tributária

Publicado em: Sexta, 17 de Maio de 2024 às 20:30
Lira já afirmou que serão criados dois grupos para formatação de relatórios, com cerca de cinco deputados cada. Um deles deve analisar o Projeto de Lei Complementar que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS). Essa proposta foi enviada ao Congresso no fim de abril.

Lira reúne bancada gaúcha e recebe projetos destinados ao RS

Publicado em: Terça, 14 de Maio de 2024 às 20:19
A lista de projetos debatidos com Lira foi organizada pelos deputados da Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul. O colegiado foi criado em 2023 para debater os danos causados pelas chuvas no ano passado, mas estendeu os trabalhos devido à tragédia.

Lula assume defesa de Lira, vaiado em Alagoas durante solenidade

Publicado em: Sexta, 10 de Maio de 2024 às 20:09
A solenidade contou com a participação do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), e do ministro dos Transportes, Renan Filho, senador licenciado e ex-governador do Estado. Logo no início de seu discurso, Lula criticou a plateia, que proferiu as vaias, e classificou o ato como institucional.

Arthur Lira bloqueia regulamentação das redes sociais

Publicado em: Terça, 30 de Abril de 2024 às 19:06
Lira alegou, na ocasião, que a Câmara não votaria o ‘PL das Fake News’, na forma apresentada pelo relator da proposta, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), porque o texto havia sido “polemizado”. Argumentou que muitas narrativas prejudicaram a apreciação pelos parlamentares.

Lula entra no circuito e Parlamento facilita vida do governo

Publicado em: Quarta, 24 de Abril de 2024 às 18:44
O primeiro projeto será encaminhado à Casa Civil, nos próximos dias, com a regulamentação dos novos tributos, principalmente o IBS e a CBS; além dos impostos seletivos e a definição dos produtos da nova cesta básica.

Presidente pretende chamar Lira e Pacheco para uma conversa

Publicado em: Segunda, 22 de Abril de 2024 às 19:52
Os encontros ainda não têm um dia certo, mas refletem o cuidado do Planalto para evitar derrotas em temas caros à economia; além das matérias de cunho social que têm sofrido ataques constantes das forças de ultradireita, a começar pela ‘saidinha’ de presos para visitar as famílias, vetada pela maioria dos congressistas.

Lula reúne aliados para resolver crise com Lira

Publicado em: Sexta, 19 de Abril de 2024 às 21:27
No encontro, logo depois da agenda do presidente pelo Dia do Exército, em que ouviu do comandante do Exército, general Tomás Paiva, o compromisso de defender os ideais democráticos, Lula pediu que o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, o deputado licenciado Alexandre Padilha (PT-SP), organizasse os convites e supervisionasse a reunião.

Oposição pressiona Lira para votar retrocesso na legislação antidrogas

Publicado em: Quinta, 18 de Abril de 2024 às 19:24
A PEC das Drogas foi aprovada pelo Senado na terça-feira por ampla maioria, em reação ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode descriminalizar a maconha para uso pessoal. Agora, a bancada de deputados bolsonaristas e parte do chamado ‘Centrão’ aguarda um andamento célere da PEC e aposta na aprovação da matéria.

Alckmin tenta colocar ‘panos quentes’ na briga de Lira com o governo

Publicado em: Quarta, 17 de Abril de 2024 às 18:46
Alckmin participou, nesta quarta-feira, da celebração dos 50 anos nas relações diplomáticas entre o Brasil e a China. A cerimônia foi promovida pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), em parceria com a Academia Chinesa de Ciências Sociais (Cass), em Brasília e teve como tema central a “cooperação para um mundo sustentável”.

Lira eleva o tom com o governo e libera uma série de pautas controversas

Publicado em: Quarta, 17 de Abril de 2024 às 18:35
Em reunião de líderes, na noite passada, Lira cogitou instalar cinco comissões parlamentares de inquérito numa canetada só. Prometeu ainda, segundo líderes partidários disseram à revista CartaCapital, criar um grupo de trabalho responsável pela elaboração de uma reação às operações da Polícia Federal (PF), no Congresso.

Primo de Lira é demitido do Incra após reclamações dos trabalhadores

Publicado em: Terça, 16 de Abril de 2024 às 18:41
A medida atende a pedido do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) articulado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP). César Lira foi nomeado em 2017, ainda na gestão Michel Temer (MDB) por indicação do deputado federal Marx Beltrão (PP-AL). 

Atrito entre Lira e Padilha movimenta o cenário político, no Congresso

Publicado em: Sexta, 12 de Abril de 2024 às 14:58
Ainda nesta manhã, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, tratou de colocar ‘panos quentes’ na fricção entre Padilha e o presidente da Câmara. Ele afirmou, a jornalistas, que as críticas ao ministro não afetam a relação entre o governo e o Congresso.

Lira sai derrotado após decisão em Plenário contrária a Brazão

Publicado em: Quinta, 11 de Abril de 2024 às 18:40
Os críticos da ordem de prisão expedida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes e referendada pela Primeira Turma da corte afirmavam que a decisão desrespeita a Constituição, que permite a prisão de parlamentar no exercício do mandato apenas em flagrante e por crime inafiançável.

Grupo criado por Lira começa reescrever PL das ‘Fake News’

Publicado em: Quarta, 10 de Abril de 2024 às 20:02
Lira alegou que o texto foi alvo de narrativas que incluíam censura e violação da liberdade de expressão, o que prejudicou sua análise; além de não alcançar o consenso mínimo entre os parlamentares para chegar ao Plenário da Câmara e ser votado pela maioria dos parlamentares.

Foro privilegiado vira cabo de guerra entre STF e Parlamento

Publicado em: Quarta, 03 de Abril de 2024 às 18:45
Em fim de mandato, Lira tem advertido que não pretende “abraçar essa briga” sozinho. Muito além do que o suporte, na Câmara, o parlamentar quer ainda discutir o tema com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Lira cobra ‘coragem’ dos deputados para votar reforma administrativa

Publicado em: Quarta, 20 de Março de 2024 às 19:26
Lira propôs ainda, durante o jantar, uma reforma do Estado ampla e não apenas concentrada na redução dos chamados ‘penduricalhos’ – gratificações, auxílios e indenizações pagos aos servidores públicos que fazem com que os vencimentos fiquem acima do teto do funcionalismo.

Haddad e Lira retomam negociações sobre temas econômicos

Publicado em: Terça, 05 de Março de 2024 às 17:03
Os aliados de Haddad acreditam que o recuo em relação à reoneração tenha deixado espaço para negociações sobre o fim do Perse. O ministro argumenta que o programa abriu brechas para práticas ilícitas, como lavagem de dinheiro e superfaturamento.

Lira garante a Lula que não apoiará candidato à Câmara contrário ao governo

Publicado em: Terça, 27 de Fevereiro de 2024 às 22:03
Lira sugeriu a Lula um "apoio conjunto", uma vez que o presidente afirmou que não faria campanha por nenhum nome. Lula lembrou que, quando o Palácio do Planalto colocou as suas digitais na disputa interna, amargou derrotas, como as vitórias de Severino Cavalcanti, em 2005, e Eduardo Cunha, em 2015.

Lula reduz tensão com o Congresso e abre caminho para projetos econômicos

Publicado em: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024 às 18:22
Durante a reunião, Arthur Lira expressou abertamente o apoio do Parlamento ao governo e destacou os esforços de entendimento com o Executivo. O clima ameno contrastou com o discurso firme proferido por Lira na abertura do ano legislativo, em 5 de fevereiro.
Edição digital

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo