Publicações arquivadas em Selic

Mais economistas apostam na redução do ritmo de queda da Selic

Publicado em: Segunda, 29 de Abril de 2024 às 18:34
O economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor do BC e consultor da A.C. Pastore, disse a jornalistas que a combinação de economia forte, incerteza fiscal e valorização do dólar restringiu o espaço de redução dos juros. Ele elevou a projeção de expansão da economia este ano.

Economistas se dividem sobre o BC manter ou reduzir corte na taxa Selic

Publicado em: Quinta, 21 de Março de 2024 às 19:12
“Num geral, faz sentido aumentar os seus graus de liberdade, dada a fase do ciclo de afrouxamento e a maior incerteza (…) Apesar da orientação futura, não esperamos uma alteração na flexibilização total ou um abrandamento do ritmo”, disseram em nota David Beker, chefe de economia e estratégia para Brasil, e Natacha Perez, economista para Brasil, do Bank of America.

Pesquisa do BC precifica queda de meio ponto percentual na Selic

Publicado em: Terça, 19 de Março de 2024 às 20:20
A visão dos economistas do mercado financeiro está registrada no Boletim Focus do BC. Para elaborá-lo, o BC coleta semanalmente previsões desses profissionais. Segundo eles, a Selic chegará ao fim de março em 10,75% ao ano. Hoje, ela está em 11,25% ao ano, patamar que foi definido em fevereiro.

Copom avalia que juros permanecem com tendência de baixa

Publicado em: Terça, 06 de Fevereiro de 2024 às 20:22
No documento, divulgado nesta terça-feira, o comitê reiterou que a desancoragem das expectativas de inflação são um fator de preocupação que requer uma atuação firme da autoridade monetária.

O Copom e a Selic

Publicado em: Quarta, 20 de Dezembro de 2023 às 09:34
Por Paulo Kliass - Os desafios econômicos no Brasil clamam por mudanças políticas e monetárias assertivas para impulsionar o desenvolvimento. Cabe a Lula determinar à sua equipe que este seja o caminho a ser trilhado a partir do ano que vem.

Copom: Selic segue nas alturas

Publicado em: Quarta, 27 de Setembro de 2023 às 10:21
Por Paulo Kliass - Juros elevados restringem investimentos e favorecem o rentismo, exigindo ação mais enérgica do governo. Lá se vão quase nove meses de governo e a taxa de juros oficial segue praticamente inalterada.

Cresce a atividade econômica do país em nova prévia do PIB

Publicado em: Terça, 19 de Setembro de 2023 às 19:04
Em julho, o IBC-Br atingiu 150,94 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2022, houve crescimento de 0,66% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). No acumulado em 12 meses, o indicador também ficou positivo em 3,12%. Este foi o segundo mês seguido de alta no indicador, após retração em maio. 

Reunidos no Copom, conselheiros do BC tendem a reduzir os juros

Publicado em: Terça, 19 de Setembro de 2023 às 19:00
Segundo a edição mais recente do Boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a taxa básica realmente cairá 0,5 ponto percentual, embora algumas instituições projetem corte de até 0,75 ponto. A expectativa do mercado financeiro é que a Selic encerre o ano em 11,75% ao ano. Nesta quarta-feira, ao fim do dia, o Copom anunciará a decisão.

Juros param de cair ao redor do mundo, exceto no Brasil

Publicado em: Segunda, 04 de Setembro de 2023 às 19:25
Na América Latina, o mercado ficou menos dovish (isto é, favorável a juros mais baixos) desde o início de agosto, sobretudo no Chile, México e Colômbia. O Brasil não. Os juros futuros caíram depois que o Banco Central (BC) surpreendeu com o corte de 0,50 ponto percentual da Selic em 2 de agosto.

Copom, Selic e o bode na sala

Publicado em: Quinta, 10 de Agosto de 2023 às 09:03
Por Paulo Kliass - Um dos bodes pode até ter sido retirado da sala, mas uma série de outros permanecem ainda a sujar o ambiente da economia e a incomodar a vida da população.

Analistas de mercado se dividem quanto ao comportamento do BC

Publicado em: Terça, 01 de Agosto de 2023 às 15:58
Já a mensagem de parcimônia transmitida pelo BC no Copom anterior, de 21 de junho, é um dos principais argumentos da ala mais cautelosa do mercado. Segundo economistas, apesar do recuo recente, as expectativas de inflação ainda estão acima da meta.

Copom inicia reunião que poderá marcar início da queda nas taxas de juros

Publicado em: Terça, 20 de Junho de 2023 às 19:50
Na véspera, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que os juros deveriam ter começado a cair em março. Desde o início do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também critica os juros. Em janeiro, ele afirmou que o atual nível da taxa Selic atrapalha os investimentos e que não existe nenhuma justificativa para que esteja no atual patamar.

Gestores de fundos se dividem quanto à evolução inflacionária

Publicado em: Quarta, 17 de Maio de 2023 às 17:11
A Adam Capital, que construiu posições que ganham com a alta dos juros futuros, diz que não há espaço para o Banco Central afrouxar o tom, já que os itens de maior “inflação inercial” permanecem em níveis elevados – o que ecoa opiniões do próprio BC.

Política fiscal x política monetária

Publicado em: Quinta, 27 de Abril de 2023 às 10:36
Por Paulo Kliass - O COPOM, instância responsável por definir o patamar da Selic, é composto exatamente pelos mesmos 9 integrantes da diretoria do BC.

Lula entre a Selic e o calabouço fiscal

Publicado em: Quarta, 19 de Abril de 2023 às 10:45
Por Paulo Kliass - O comportamento do Presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem sido o de promover uma verdadeira sabotagem, opondo-se à vontade de Lula em implementar um programa que mire no crescimento das atividades e no desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Ministro-chefe da Casa Civil critica decisão do BC de não baixar juros

Publicado em: Quarta, 22 de Março de 2023 às 10:28
O ministro da Fazenda, economista Fernando Haddad, também não poupa críticas à autoridade monetária e chegou a dizer que queria enviar o novo desenho de marco fiscal antes da reunião, que começou na véspera, para que o banco reduzisse a taxa de juros.

A Selic e a inflação

Publicado em: Quinta, 23 de Fevereiro de 2023 às 06:34
Por Paulo Kliass - Colocar a Selic nas alturas não provoca nenhum efeito de redução dos preços, mas traz as terríveis consequências recessivas sobre o nível das atividades econômicas de uma forma geral.

Bolsonaro, o Copom e a Selic

Publicado em: Quarta, 07 de Dezembro de 2022 às 06:04
Por Paulo Kliass - Atuando como uma espécie de regimento de quinta-coluna a serviço do financismo dentro do próprio aparelho de Estado, os membros do COPOM podem ser tentados a operar como sabotadores militantes dos movimentos tão necessários pela recuperação da atividade econômica e pela implementação de um projeto nacional de desenvolvimento.

Copom se reúne e poderá manter inalterada a atual taxa de juros

Publicado em: Terça, 06 de Dezembro de 2022 às 12:23
Em comunicado após a última reunião, em outubro, o órgão informou que manterá os juros pelo tempo necessário para segurar a inflação e julgou o nível adequado para lidar com as incertezas sobre a economia brasileira. O Copom, porém, não descartou a possibilidade de novos aumentos.

Previsão de alta nas taxas de juros ganha força entre economistas

Publicado em: Quinta, 17 de Novembro de 2022 às 12:44
Os juros futuros dispararam mais de 60 pontos-base (0,6 ponto percentual) em alguns contratos na abertura desta quinta-feira em reação à proposta da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para a chamada PEC do Bolsa Família.
Edição digital

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo