Previsão de alta nas taxas de juros ganha força entre economistas

Arquivado em:
Publicado Quinta, 17 de Novembro de 2022 às 12:44, por: CdB

Os juros futuros dispararam mais de 60 pontos-base (0,6 ponto percentual) em alguns contratos na abertura desta quinta-feira em reação à proposta da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para a chamada PEC do Bolsa Família.

Por Redação - de São Paulo
Analistas de mercado eliminaram, por completo, as previsões de um corte na taxa oficial de juros do país (Selic) e passaram a projetar alta de até 0,75 ponto percentual, para 14,50%, até o fim de 2023 com os planos do próximo governo de elevar os gastos na área social, que pesam nas expectativas de inflação.
copom.png
Assim, depois de 18 meses de elevações ininterruptas, a Selic ficou finalmente estacionada no patamar de 13,75% ao ano
Os juros futuros dispararam mais de 60 pontos-base (0,6 ponto percentual) em alguns contratos na abertura desta quinta-feira em reação à proposta da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para a chamada PEC do Bolsa Família. O texto prevê despesas que podem se aproximar de R$ 200 bilhões fora do teto de gastos. O Bolsa Família seria retirado permanentemente da regra fiscal.

Paciência

Lula lamentou que suas declarações sobre responsabilidade social e o teto de gastos afetem o mercado. — Se eu falar isso vai cair a bolsa, vai subir o dólar? Paciência — ressaltou o presidente eleito durante a COP27, no Egito. A inflação implícita de dois anos estendeu a alta após divulgação do texto da PEC e atingiu 6,7% na manhã desta quinta-feira, maior nível em quase cinco meses.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo