Publicações arquivadas em juros

Taxa média de juros no cartão de crédito sofre leve redução

Publicado em: Terça, 02 de Abril de 2024 às 21:02
A modalidade tem as taxas mais altas do mercado. Mas, em janeiro deste ano, entrou em vigor a lei que limita os juros do rotativo 100% do valor da dívida, e não de mais de 400% ao ano como é cobrado atualmente. A medida, entretanto, vale apenas para novos financiamentos, por isso as estatísticas ainda estão em patamares altos.

Ata do Copom deixa em suspense novas quedas nos juros

Publicado em: Terça, 26 de Março de 2024 às 17:37
“A extensão do ciclo ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, trouxe o documento.

Economistas se dividem sobre o BC manter ou reduzir corte na taxa Selic

Publicado em: Quinta, 21 de Março de 2024 às 19:12
“Num geral, faz sentido aumentar os seus graus de liberdade, dada a fase do ciclo de afrouxamento e a maior incerteza (…) Apesar da orientação futura, não esperamos uma alteração na flexibilização total ou um abrandamento do ritmo”, disseram em nota David Beker, chefe de economia e estratégia para Brasil, e Natacha Perez, economista para Brasil, do Bank of America.

Pesquisa do BC precifica queda de meio ponto percentual na Selic

Publicado em: Terça, 19 de Março de 2024 às 20:20
A visão dos economistas do mercado financeiro está registrada no Boletim Focus do BC. Para elaborá-lo, o BC coleta semanalmente previsões desses profissionais. Segundo eles, a Selic chegará ao fim de março em 10,75% ao ano. Hoje, ela está em 11,25% ao ano, patamar que foi definido em fevereiro.

Juros no rotativo têm leve recuo, mas permanecem na estratosfera

Publicado em: Sexta, 08 de Março de 2024 às 19:12
Desde o dia 3 de janeiro, está em vigor a norma que estabelece que a dívida de quem atrasa o pagamento da fatura do cartão de crédito não pode mais superar o dobro do montante original.

Analistas preveem nova alta do PIB, com inflação sob controle

Publicado em: Terça, 05 de Março de 2024 às 16:59
Para elaboração do Focus, o BC coleta semanalmente as previsões de economistas de instituições financeiras que atuam no Brasil. Com base nessas projeções, o BC divulga uma espécie de expectativa média dos banqueiros sobre os rumos da economia brasileira. Nesta semana, eles elevaram a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,75% para 1,77%.

Equilíbrio fiscal e juros

Publicado em: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024 às 09:19
Por Paulo Kliass - Aliança dos representantes do sistema financeiro com a fina flor da tecnocracia estatal cooptada pelo paradigma conservador e neoliberal termina por perpetuar a lógica de se conceder privilégios ao capital privado.

Analistas mantêm previsão estável para inflação, PIB e juros

Publicado em: Terça, 06 de Fevereiro de 2024 às 20:16
Para este ano, a expectativa para o crescimento da economia permaneceu em 1,6%. Já para 2025, o Produto Interno Bruto (PIB - a soma dos bens e serviços produzidos no país - deve ficar em 2%. 

Movimento de juros nos EUA e UE repercute nas decisões do Copom

Publicado em: Quinta, 01 de Fevereiro de 2024 às 17:37
Há “muito espaço” para os bancos centrais globais reduzirem as taxas nos próximos meses, disse Xavier à agência norte-americana de notícias Bloomberg, convicto de que março será mês chave para o início do ciclo de cortes dos países desenvolvidos.

Analistas econômicos veem inflação em declínio e cortes nos juros

Publicado em: Segunda, 22 de Janeiro de 2024 às 18:45
Divulgado semanalmente, o Boletim Focus reúne a projeção de mais de 100 instituições do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Para 2025, a projeção da inflação ficará em 3,5%.

Analistas financeiros reduzem nível de inflação para este ano

Publicado em: Segunda, 15 de Janeiro de 2024 às 19:37
Divulgado semanalmente, o Boletim Focus reúne a projeção de mais de 100 instituições do mercado para os principais indicadores econômicos do país.

A meta fiscal zero e os juros

Publicado em: Quinta, 11 de Janeiro de 2024 às 09:40
Por Paulo Kliass - Desafios e impasses cercam a busca obstinada do governo pela meta fiscal de zero déficit primário para 2024, evidenciando conflitos entre austeridade e demandas sociais.

Inflação se mantém em declínio na última semana do ano, diz pesquisa

Publicado em: Terça, 26 de Dezembro de 2023 às 19:12
A estimativa para 2023 está acima do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%.

Com a inflação em queda, BC não reduz os juros, observa economista

Publicado em: Terça, 19 de Dezembro de 2023 às 19:24
O país convive, no entanto, com uma questão estrutural importante: o nível do investimento é um dos únicos indicadores negativos da prévia do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado em dezembro. Para Juliane Furno, o principal vilão para este impedimento é a taxa de juros mantida pelo Banco Central (BC) ainda em um patamar muito elevado.

Copom deixa claro que velocidade no corte de juros permanecerá igual

Publicado em: Terça, 19 de Dezembro de 2023 às 19:18
A ata reiterou que os membros do Comitê concordaram, unanimemente, com a expectativa de cortes de 0,5 ponto porcentual na Selic nas próximas reuniões, e que este é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário.

Copom inicia reunião que tende a cortar os juros básicos da economia

Publicado em: Terça, 12 de Dezembro de 2023 às 18:58
Analistas financeiros ouvidos pela reportagem do Correio do Brasil, nesta manhã, aguardam o quarto corte desde agosto, quando a autoridade monetária interrompeu o ciclo de aperto monetário (juros que desestimulam a economia). Após sucessivas quedas no fim do primeiro semestre, a inflação voltou a subir na segunda metade do ano, mas essa alta era esperada por economistas.

Economistas elevam previsão para o crescimento do PIB brasileiro deste ano

Publicado em: Segunda, 11 de Dezembro de 2023 às 18:39
Superando as projeções, no terceiro trimestre do ano a economia brasileira cresceu 0,1%, na comparação com o segundo trimestre de 2023, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, a alta acumulada foi de 3,2%.

Haddad aposta em economia mais robusta ainda neste ano

Publicado em: Terça, 05 de Dezembro de 2023 às 19:54
Haddad participou nesta manhã da transmissão ao vivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais, o Conversa com o Presidente. A transmissão foi feita de Berlim, na Alemanha. O país europeu é a última parada da viagem internacional que Lula iniciou na semana passada. Ele passou por Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos, onde participou da COP 28.

Analistas de mercado mantêm taxa de juros estável e a inflação perto da meta

Publicado em: Segunda, 04 de Dezembro de 2023 às 18:33
A estimativa está acima do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%.

Presidente do BC, Campos Neto reconhece que juros estão altos demais

Publicado em: Quarta, 22 de Novembro de 2023 às 20:47
Em áudio divulgado pelo BC da entrevista concedida ao canal norte-americano de TV Bloomberg, o presidente da autoridade monetária explicou porque o real está com um bom desempenho perante o dólar, apesar do cenário internacional desafiador.
Edição digital

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo