Publicações arquivadas em ditadura

Governo da Argentina suspende indenização para vítimas da ditadura

Publicado em: Quarta, 24 de Abril de 2024 às 13:03
A medida foi anunciada pelo ministro da Justiça, Mariano Cúneo Libarona, que chegou a definir as indenizações como uma "festa de pagamentos" que "não poderia ocorrer sem cumplicidade política".

Dia do Jornalista: protesto contra ditador será sempre lembrado

Publicado em: Domingo, 07 de Abril de 2024 às 18:18
O dia 24 de janeiro de 1984, pouco menos de 20 anos depois do golpe de 1964 e na reta final do regime ditatorial, ficou conhecido porque os profissionais da imagem se negaram a fotografar o então presidente João Figueiredo.

Supremo deixa claro que militares não podem exercer ‘poder moderador’

Publicado em: Sexta, 05 de Abril de 2024 às 18:51
Cármen Lúcia proferiu o oitavo voto no sentido de reafirmar que não existe no Brasil a função de “poder moderador” e que a Constituição não possibilita uma intervenção militar. Nenhum ministro se manifestou de forma contrária até aqui – a Corte, portanto, já formou maioria.

Uso de imóveis para tortura une civis e militares na ditadura

Publicado em: Domingo, 31 de Março de 2024 às 12:35
Essas conexões ficam claras na existência de diversos pontos onde eram conduzidos interrogatórios e desaparecimentos forçados fora de qualquer estrutura militar ou governamental.

Caminhada em SP homenageia vítimas da ditadura

Publicado em: Sábado, 30 de Março de 2024 às 12:33
Esta será a quarta edição do evento em São Paulo que se relaciona com as caminhadas que ocorrem em outros países que passaram por regimes autoritários no mesmo período, como a Argentina e o Uruguai.

O golpe de 64 continua nas escolas militares

Publicado em: Sexta, 29 de Março de 2024 às 10:08
Por Urariano Mota - As escolas militares doutrinam, fazem uma verdadeira Escola com Partido à direita, enquanto escondem a história trágica e o papel destruidor de vidas pela Ordem da ditadura militar.

Fantasma da ditadura completa 60 anos, ainda mais resiliente

Publicado em: Quinta, 28 de Março de 2024 às 19:18
Traços autoritários não somente do período da ditadura militar, mas de outros governos, como do Estado Novo de Getúlio Vargas e do período escravocrata, continuam presentes na sociedade brasileira.

Argentina condena 10 ex-agentes à prisão perpétua por crimes na ditadura

Publicado em: Quarta, 27 de Março de 2024 às 14:43
As sentenças foram recebidas com emoção pelos presentes, aos gritos de ‘prisão comum para os genocidas e assassinos’. A Corte ordenou perícias médicas “urgentes” para decidir se suspende a prisão domiciliar à qual foi submetida a maioria dos condenados para que eles cumpram pena na prisão.

A guerreira que amamos e o Dia Internacional da Mulher

Publicado em: Sexta, 08 de Março de 2024 às 10:13
Por Urariano Mota - É justo que, para a mulher e seu dia, venham à luz alguns trechos do nosso livro Solerdad no Recife. Dura e endurecida pela visão de pessoas e corpos desfigurados, o pesadelo de 1973 ainda a perseguia: ‘Soledad estava com os olhos muito abertos, com uma expressão muito grande de terror’ ”.

Dona Elzita incansável à procura do filho desaparecido na ditadura

Publicado em: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024 às 09:27
Por Urariano Mota - Os sobreviventes e estudiosos da ditadura sabem que aqueles anos mataram, destruíram, difamaram, mas fizeram crescer algumas pessoas. Como se tais pessoas fossem um baobá.

Chile vai usar inteligência artificial nas buscas por desaparecidos da ditadura

Publicado em: Terça, 16 de Janeiro de 2024 às 11:34
Ao anunciar o plano, Boric disse que a medida “é um ato de Estado” que “assume a memória” com a convicção “de que a única possibilidade de construir um futuro melhor, livre e respeitoso da vida e da dignidade humana é conhecer toda a verdade”.

E se Jesus tivesse nascido em Buenos Aires?

Publicado em: Quinta, 21 de Dezembro de 2023 às 18:00
Por Bessa Freire - No último 15 de novembro, horrorizado, percorri durante quatro horas os espaços da Ex-Esma declarada pela UNESCO “patrimônio da humanidade, de valor excepcional” por documentar crimes contra o gênero humano, que extrapolaram os limites da crueldade e da perversão. São mais de 20 prédios, um deles dedicado às crianças, outro às avós de netas e netos sequestrados, outro ainda ao Instituto Nacional de Assuntos Indigenas. Diante do que vi, tive a certeza de que os algozes do Jesus

Chile faz novo plebiscito para substituir Constituição da era da ditadura

Publicado em: Quinta, 14 de Dezembro de 2023 às 11:47
A pressão para reescrever a Constituição, que remonta ao governo do general Augusto Pinochet, de 1973 a 1990, nasceu de protestos inflamados há quatro anos, desencadeados em parte pela profunda desigualdade que muitos atribuíram a essa estrutura.

Nelson Triunfo enfrentou ditadura para dançar break na rua

Publicado em: Segunda, 13 de Novembro de 2023 às 11:58
Era 1983, quando Triunfo e seu grupo começaram a dançar na Rua 24 de Maio, aproveitando o calçamento com pedras grandes que permitiam os passos deslizantes. O artista já dançava há algum tempo nos bailes paulistanos.

Comissão da verdade sobre os crimes da ditadura volta a funcionar

Publicado em: Quarta, 25 de Outubro de 2023 às 19:56
O decreto que permitirá a retomada dos trabalhos da chamada ‘Comissão da Verdade’, segundo apurou a mídia conservadora, está pronto e repousando em uma gaveta da Casa Civil, mas ainda não há uma data exata para entrar em vigor.

Completa meio século a busca por vítima da ditadura militar

Publicado em: Terça, 10 de Outubro de 2023 às 14:22
O estudante de geologia da Universidade de Brasília (UnB), nascido em Itaberaí (GO), foi preso, em razão de sua militância contra a ditadura,  seis vezes. Da última, em 10 de outubro de 1973, no Rio de Janeiro, nunca mais voltou para casa.

Chile vai assumir busca por vítimas desaparecidas da ditadura

Publicado em: Quinta, 31 de Agosto de 2023 às 14:43
Durante o anúncio, o ministro da Justiça, Luis Cordero, disse que o Estado chileno mostrou “alto grau de indolência” e não fez tudo que deveria para descobrir onde estão as vítimas. “Há pessoas que têm informação sobre o que ocorreu e não divulgam”, afirmou o ministro.

Tércia, memória da ditadura

Publicado em: Segunda, 03 de Julho de 2023 às 09:27
Por Urariano Mota - Falecimento de Tércia Maria Rodrigues Mendes em Belo Horizonte representa a perda de uma memória essencial dos crimes da ditadura militar no Brasil.

Nova denúncia contra Bolsonaro nas Nações Unidas se soma àquelas no TPI

Publicado em: Quarta, 21 de Junho de 2023 às 14:54
Na declaração inicial do processo, de 18 páginas, o desmonte da estrutura de participação social na definição de políticas públicas, o ataque às instituições do país, a disseminação de notícias falsa sobre o sistema eleitoral e a defesa da ditadura são apenas algumas das políticas implementadas por Bolsonaro.

Geraldo Vandré, um atestado vivo da ditadura

Publicado em: Segunda, 19 de Junho de 2023 às 09:53
Por Urariano Mota - O cara faz uma música no auge da ditadura com a seguinte letra: ‘Há soldados armados amados ou não, quase todos perdidos de armas na mão. Nos quarteis lhes ensinam uma antiga lição, de morrer pela pátria e viver sem razão’.
Edições digital e impressa

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo