Publicações arquivadas em Política

TSE quer investigar riscos à normalidade eleitoral, no país

Publicado em: Quinta, 23 de Maio de 2024 às 19:41
O então corregedor-geral eleitoral Luis Felipe Salomão propôs o inquérito por meio de uma portaria, aprovada pelo Plenário do TSE para apurar fatos que possam configurar crimes eleitorais relativos aos ataques contra o sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições em 2022.

Ex-comunista tem apoio de radicais da extrema direita, em lançamento de livro

Publicado em: Quinta, 23 de Maio de 2024 às 19:36
Ainda no governo da presidenta deposta em um golpe de Estado, consolidado em 2016, Rebelo já dava sinais de que mudara de camisa. Durante a tentativa violenta de ruptura do Estado Democrático e de Direito, no 8 de Janeiro, o ex-dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) confirmou a debandada, ao classificar como “fantasia” a alegação de que os atos terrorista visavam um novo golpe de Estado.

Lula comemora reconhecimento do Estado palestino por países da UE

Publicado em: Quinta, 23 de Maio de 2024 às 19:29
Lula acrescentou que o Brasil foi um dos primeiros países na América Latina a assumir essa posição, em 2010. Na ocasião, o país reconheceu o Estado da Palestina nas fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital.

Ultradireita, na Câmara, consegue aprovar ataque direto ao MST

Publicado em: Quarta, 22 de Maio de 2024 às 18:37
Além do governo, encaminharam o voto contrário ao projeto os partidos PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL e Rede. As demais legendas apoiaram a medida. A Câmara ainda precisa votar alguns destaques que pretendem alterar o texto.

Lira oferece a Lula direito de veto ao nome que ele indicar à sucessão

Publicado em: Quarta, 22 de Maio de 2024 às 18:30
Há ao menos quatro deputados que se apresentam como pré-candidatos atualmente: Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). Entre os postulantes, Elmar Nascimento é considerado o mais próximo de Lira. Mas, segundo relatos, o próprio presidente da Câmara tem dúvidas sobre a viabilidade da candidatura.

STF torna Zambelli e Delgatti Neto réus por acesso ilegal a dados do CNJ

Publicado em: Terça, 21 de Maio de 2024 às 19:22
A investigação apontou que eles inseriram documentos falsos no sistema do órgão, como um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ao receber a denúncia, a Corte torna Zambelli e Delgatti réus no Supremo, e responderão aos crimes em ação penal específica, a ser julgada em Plenário.

Pimenta, em sua primeira medida, alerta para notícias falsas

Publicado em: Segunda, 20 de Maio de 2024 às 19:11
Em recente entrevista coletiva concedida à mídia progressista, Pimenta abordou, didaticamente, os discursos da extrema-direita, dos neoliberais e da esquerda perante os fatos.

Cármen Lúcia assume o TSE com a missão de apaziguar os ânimos

Publicado em: Segunda, 20 de Maio de 2024 às 19:06
Presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por sua vez, também tem buscado o presidente da Corte com o objetivo de evitar a perda dos mandatos de dois senadores sob risco de cassação: Jorge Seif (PL-SC) e Moro. Nas conversas, Pacheco pediu a Moraes que ambos fossem tratados pelo Tribunal como senadores eleitos por seus Estados.

Se Congresso não votar, STF decidirá sobre redes sociais, diz Feghali

Publicado em: Sexta, 17 de Maio de 2024 às 20:38
Em abril, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir a regulação das redes, uma decisão que feriu de morte o PL das Fake News. Segundo ele, “está fadado a ir a lugar nenhum” o texto apresentado pelo relator, Orlando Silva (PCdoB-SP).

STF rejeita HC preventivo para Bolsonaro, perto do fim de inquérito

Publicado em: Sexta, 17 de Maio de 2024 às 20:34
A sessão ocorria no Plenário Virtual e estava prestes a ser concluída. Até o meio da tarde, votaram por confirmar a liminar Kassio Nunes Marques; Cármen Lúcia; Flávio Dino; Cristiano Zanin; Dias Toffoli; Edson Fachin e André Mendonça. O ministro Alexandre de Moraes se declarou impedido e não participa do julgamento.

Lira diz que irá definir grupo de trabalho para a reforma tributária

Publicado em: Sexta, 17 de Maio de 2024 às 20:30
Lira já afirmou que serão criados dois grupos para formatação de relatórios, com cerca de cinco deputados cada. Um deles deve analisar o Projeto de Lei Complementar que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS). Essa proposta foi enviada ao Congresso no fim de abril.

Senado aprova matéria sobre as mudanças no clima, em votação simbólica

Publicado em: Quinta, 16 de Maio de 2024 às 18:26
Aprovado no Plenário em votação simbólica, o texto substitutivo foi apresentado pelo relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Jaques Wagner (PT-BA). Como houve modificações, a proposta foi enviada à Câmara, para nova análise.

Lula não se contém e chama de ‘canalhas’ quem divulga mentiras

Publicado em: Quarta, 15 de Maio de 2024 às 20:31
A reação aos mentirosos — a maioria deles apoia o ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL) — começou em seguida à veiculação de notas que circulam pelas redes sociais, logo após o início das chuvas na Região Sul.

Gaúcho, Paulo Pimenta assume Ministério do Apoio à Reconstrução

Publicado em: Quarta, 15 de Maio de 2024 às 20:25
Para a Secom, Lula ainda não divulgou o nome do substituto e assumiu o cargo, por enquanto, o jornalista Laercio Portela, atual secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República. Sua ascensão ao cargo temporário foi promovida pelo próprio Pimenta logo que Lula o chamou para coordenar as ações federais no RS.

Câmara aprova a suspensão da dívida do Rio Grande do Sul, por três anos

Publicado em: Quarta, 15 de Maio de 2024 às 20:17
A suspensão da dívida do Rio Grande do Sul terá duração de três anos e permitirá a aplicação de R$ 11 bilhões em um fundo para o Estado se reconstruir depois da devastação causada pelas enchentes. A proposta também prevê o perdão de R$ 12 bilhões em juros sobre todo o estoque da dívida gaúcha durante o período de suspensão do pagamento.

Bolsonaro não quer ouvir que Michelle seja candidata à Presidência

Publicado em: Terça, 14 de Maio de 2024 às 20:26
Presidente da legenda, Valdemar da Costa Neto tem tentado liberar Bolsonaro da sentença que o tornou inelegível até 2030. Segundo apurou a colunista, ele procurado por candidatos à Presidência da Câmara e do Senado dispostos a encampar um Projeto de Lei que anistie Bolsonaro e permita que ele se candidate em 2026.

Lira reúne bancada gaúcha e recebe projetos destinados ao RS

Publicado em: Terça, 14 de Maio de 2024 às 20:19
A lista de projetos debatidos com Lira foi organizada pelos deputados da Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul. O colegiado foi criado em 2023 para debater os danos causados pelas chuvas no ano passado, mas estendeu os trabalhos devido à tragédia.

Deputado ultraconservador assume lugar de Amélia Barros

Publicado em: Segunda, 13 de Maio de 2024 às 18:47
Antes, no entanto, Nelson Barbudo foi vereador no município de Alto Taquari, no MS, em 2004. Agricultor ligado à bancada ruralista, Barbudo chegou a ser multado, ainda em 2005, por desmatar áreas de preservação permanente. Já na Câmara, ele foi autor de projetos ligados diretamente ao setor rural que apoia Bolsonaro. Um deles, por exemplo, propõe regulamentar a caça de animais no país.

Pressão da sociedade civil leva EB a rever compra de armas de Israel

Publicado em: Quinta, 09 de Maio de 2024 às 20:40
Em nota pública, o EB justificou o adiamento alegando a necessidade de submeter novamente o processo à assessoria jurídica do Ministério da Defesa, devido às alterações feitas na fase final do processo de seleção da licitação. O objetivo é apresentar as razões técnicas que fundamentaram a escolha da empresa israelense.

Amigos e familiares se despendem de Antonio Mentor, um dos fundadores do PT

Publicado em: Quinta, 09 de Maio de 2024 às 20:27
Nascido na cidade de São Paulo, Antonio Mentor se mudou na década de 1970 para Americana, no interior paulista, onde formou sua família. Na cidade, ele também fundou o Partido dos Trabalhadores e incentivado pelo irmão José Mentor, ex-deputado e vereador por São Paulo, morto em julho de 2020 vítima da covid-19 –, disputou sua primeira eleição e foi vereador do PT em Americana em 1989.
Edição digital

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo