Publicações arquivadas em FMI

Haddad reúne apoio para taxação mundial dos super-ricos

Publicado em: Domingo, 21 de Abril de 2024 às 14:20
Haddad comemora que o governo do presidente Joe Biden apoia a medida. Ao lado do ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, ele disse esperar que o G20 possa chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos ainda neste ano.

Haddad reafirma o apoio aos países emergentes, em reunião formal do FMI

Publicado em: Quinta, 18 de Abril de 2024 às 19:09
Em seu discurso de abertura da segunda reunião da trilha de finanças do G20, durante o encontro, Haddad falou em aumentar o peso dos países emergentes e capitalizar os bancos multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID), para financiar respostas a desafios como a crise climática e o aumento da fome.

Haddad aproveita bom momento da economia para protagonismo no G20

Publicado em: Quarta, 17 de Abril de 2024 às 18:27
A Força-tarefa para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é uma iniciativa do Brasil na presidência do G20 e tem como objetivo atrair recursos e obter conhecimento para a implementação de políticas públicas e tecnologias sociais para a redução da fome e da pobreza no mundo.

FMI adverte para declínio histórico no crescimento global

Publicado em: Segunda, 26 de Fevereiro de 2024 às 19:10
A diretora-geral da entidade, Kristalina Georgieva, pediu às principais economias do G20 que "ajam com ousadia" para reconstruir o ímpeto das políticas de reformas após anos "apagando incêndios" na esteira dos choques econômicos causados pela pandemia da covid-19 e pela guerra na Ucrânia.

FMI revisa taxa de crescimento do Brasil e prevê o PIB em elevação

Publicado em: Terça, 10 de Outubro de 2023 às 19:01
“A revisão em alta para 2023 desde julho reflete um crescimento mais forte do que o esperado no Brasil, impulsionado pela agricultura dinâmica e serviços resilientes no primeiro semestre de 2023″, avalia o FMI, em seu relatório.

FMI se reposiciona e melhora expectativas para economia brasileira

Publicado em: Quarta, 02 de Agosto de 2023 às 15:29
“Avanços recentes na agenda legislativa — com a reforma tributária, o novo arcabouço fiscal e o fortalecimento da revisão administrativa das disputas tributárias avançando a passos largos — enviam um sinal positivo”, diz o FMI, no documento.

FMI: cenário econômico mundial segue ruim, mas com sinais de melhora

Publicado em: Sexta, 20 de Janeiro de 2023 às 13:35
No mesmo painel com a dirigente do Fundo Monetário Internacional (FMI), a presidente do Banco Central Europeu e antecessora de Georgieva no Fundo, Christine Lagarde, alertou que as pressões inflacionárias persistem, sobretudo com a provável melhora da economia chinesa.

FMI oferece apoio na construção de arcabouço fiscal para o novo governo

Publicado em: Quarta, 18 de Janeiro de 2023 às 11:26
Segundo o ministro, a instituição se dispôs a colocar uma equipe técnica para apresentar as regras hoje em vigor em diferentes países e a opinião do FMI "sobre as que estão dando certo e as que não”. Haddad disse ainda que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também manifestou intenção de contribuir no debate.

Guedes perde a linha após críticas contundentes do FMI

Publicado em: Quinta, 13 de Outubro de 2022 às 13:12
"Acho interessantíssimo isso. Quer dizer, há seis meses, estava todo mundo falando que os brasileiros estão passando fome e aí o FMI diz que o gasto poderia ser menor. O FMI tem de falar menos besteira e trabalhar um pouco mais para alertar os americanos, os europeus, né?", protestou o ministro da Economia, empresário Paulo Guedes.

FMI desmente Bolsonaro quanto ao desempenho econômico brasileiro

Publicado em: Terça, 11 de Outubro de 2022 às 10:18
O dado é divulgado no cenário em que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), alardeia em sua campanha pela reeleição que o Brasil foi o país que melhor se recuperou da crise mundial. Dados da instituição monetária mundial, no entanto, desde os governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), entre 2011 e 2018, o Brasil tem crescimento abaixo da média global.

FMI amplia reservas de emergência frente crises em países emergentes

Publicado em: Quinta, 06 de Outubro de 2022 às 11:52
O quadro em análise no Fundo Monetário Internacional (FMI) se agrava diante do fato de que as reservas internacionais globais sofreram a contração mais acentuada já registrada, à medida que bancos centrais da Índia à República Tcheca intervêm para apoiar suas moedas. As reservas caíram cerca de US$ 1 trilhão, ou 7,8%, este ano, para US$ 12 trilhões.

FMI prevê, em relatório, grave risco à globalização econômica

Publicado em: Sábado, 30 de Julho de 2022 às 15:23
"Um sério risco para as perspectivas de médio prazo é que a guerra na Ucrânia contribuirá para a fragmentação da economia mundial em blocos geopolíticos com diferentes padrões tecnológicos, sistemas de pagamento transfronteiriços e moedas de reserva", previu o relatório de perspectivas econômicas globais para julho.

FMI alerta para riscos de declínio na economia global, puxado pela China

Publicado em: Terça, 26 de Julho de 2022 às 12:10
A guerra da Rússia na Ucrânia pode levar mais para cima os preços de energia, diz o FMI. Ele vê ainda “muita incerteza” na oferta de gás russo para a Europa, neste ano e no próximo, e adverte que um corte total nessas entregas se refletiria em mais inflação global. Na Europa, haveria potencialmente racionamento de gás e um forte impacto no Produto Interno Bruto (PIB).

Rússia acusa o Ocidente de levar o país a um ‘default artificial’

Publicado em: Segunda, 14 de Março de 2022 às 10:43
Em linha com as afirmações da diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, a Rússia acusou os países ocidentais de querer provocar um "default artificial" por meio de suas sanções, congelando os bens de Moscou nos bancos internacionais, revivendo memórias do humilhante calote na dívida pública, em 1998.

FMI derruba estimativa de crescimento do PIB nacional

Publicado em: Terça, 25 de Janeiro de 2022 às 10:17
Anteriormente, em outubro do ano passado, o FMI projetava um crescimento de 1,5% do PIB do Brasil para este ano. O relatório do FMI também traz as projeções de crescimento da economia mundial. Neste cenário, o Brasil deve ter a expansão mais fraca de um grupo de 26 países, entre eles as principais economias avançadas e emergentes.

Guedes assina ordem de ‘despejo’ para que FMI deixe o Brasil

Publicado em: Quinta, 16 de Dezembro de 2021 às 12:10
"O FMI concordou com as autoridades brasileiras em encerrar o nosso Escritório de Representação em Brasília até 30 de junho de 2022", afirmou Joana Pereira, representante residente do FMI no Brasil, em nota. Pereira disse ainda, a jornalistas, que o escritório foi aberto durante um acordo de assistência financeira do FMI em 1999.

FMI constata que vacinação é vital para a recuperação da economia

Publicado em: Quinta, 08 de Abril de 2021 às 14:01
As projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), contudo, alertam que a retomada da economia tem se dado de maneira desigual entre os países. O relatório do FMI praticamente divide o mundo em dois. De lado estão as nações mais ricas, que têm conseguido promover políticas de apoio econômico e também de vacinação em massa.

Negacionismo de Bolsonaro deixa Brasil para trás, no mundo

Publicado em: Segunda, 05 de Abril de 2021 às 13:31
Segundo a Bloomberg, os Estados Unidos e a China serão os líderes do mundo pós-pandêmico. Os EUA estão recuperando através de bilhões de dólares de estímulo orçamental. A China foi a única grande economia que cresceu em 2020. O país asiático está vivendo recuperação em forma de "V" depois de conter o novo coronavírus.

FMI pede ao G20 uma nova estrutura para dívida externa

Publicado em: Domingo, 22 de Novembro de 2020 às 11:53
“É fundamental operacionalizar esta estrutura de maneira rápida e eficaz”, disse Georgieva, em um comunicado após se dirigir aos líderes do grupo das 20 maiores economias. A estrutura de tratamento para dívida endossada pelos líderes do G20 neste domingo se aplica a 73 países.

FMI prevê que recuperação econômica será mais longa do que o previsto

Publicado em: Quinta, 17 de Setembro de 2020 às 12:30
Representante do FMI, Reinhart disse que a recessão causada pela pandemia durará mais em alguns países do que em outros e agravará as desigualdades, pois os mais pobres serão mais duramente atingidos pela crise econômica nos países ricos e os países mais pobres serão mais duramente atingidos do que os países mais ricos. 
Edição digital

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo