Publicações arquivadas em Copom

Analistas acreditam que Copom reduzirá velocidade no corte de juros

Publicado em: Terça, 07 de Maio de 2024 às 18:07
O cenário do Copom mudou para pior, dizem os economistas, com um pano de fundo externo mais adverso pelo adiamento das apostas em corte de juros nos EUA – o que chegou a levar o dólar para acima de R$ 5,20 nas últimas semanas. Além disso, as expectativas de inflação subiram na esteira da revisão da meta fiscal.

Mercado financeiro prevê variação de preços na meta e PIB em alta

Publicado em: Segunda, 06 de Maio de 2024 às 18:58
O ‘Focus’ traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo BC. Para 2024, os analistas também projetaram crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao anunciado na semana passada, quando a estimativa era de que a alta ficasse em 2,02%. Agora o mercado projeta um crescimento maior, de 2,05%.

Mais economistas apostam na redução do ritmo de queda da Selic

Publicado em: Segunda, 29 de Abril de 2024 às 18:34
O economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor do BC e consultor da A.C. Pastore, disse a jornalistas que a combinação de economia forte, incerteza fiscal e valorização do dólar restringiu o espaço de redução dos juros. Ele elevou a projeção de expansão da economia este ano.

Ata do Copom deixa em suspense novas quedas nos juros

Publicado em: Terça, 26 de Março de 2024 às 17:37
“A extensão do ciclo ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, trouxe o documento.

Pesquisa do BC precifica queda de meio ponto percentual na Selic

Publicado em: Terça, 19 de Março de 2024 às 20:20
A visão dos economistas do mercado financeiro está registrada no Boletim Focus do BC. Para elaborá-lo, o BC coleta semanalmente previsões desses profissionais. Segundo eles, a Selic chegará ao fim de março em 10,75% ao ano. Hoje, ela está em 11,25% ao ano, patamar que foi definido em fevereiro.

Copom avalia que juros permanecem com tendência de baixa

Publicado em: Terça, 06 de Fevereiro de 2024 às 20:22
No documento, divulgado nesta terça-feira, o comitê reiterou que a desancoragem das expectativas de inflação são um fator de preocupação que requer uma atuação firme da autoridade monetária.

Analistas financeiros reduzem nível de inflação para este ano

Publicado em: Segunda, 15 de Janeiro de 2024 às 19:37
Divulgado semanalmente, o Boletim Focus reúne a projeção de mais de 100 instituições do mercado para os principais indicadores econômicos do país.

O Copom e a Selic

Publicado em: Quarta, 20 de Dezembro de 2023 às 09:34
Por Paulo Kliass - Os desafios econômicos no Brasil clamam por mudanças políticas e monetárias assertivas para impulsionar o desenvolvimento. Cabe a Lula determinar à sua equipe que este seja o caminho a ser trilhado a partir do ano que vem.

Copom deixa claro que velocidade no corte de juros permanecerá igual

Publicado em: Terça, 19 de Dezembro de 2023 às 19:18
A ata reiterou que os membros do Comitê concordaram, unanimemente, com a expectativa de cortes de 0,5 ponto porcentual na Selic nas próximas reuniões, e que este é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário.

Copom inicia reunião que tende a cortar os juros básicos da economia

Publicado em: Terça, 12 de Dezembro de 2023 às 18:58
Analistas financeiros ouvidos pela reportagem do Correio do Brasil, nesta manhã, aguardam o quarto corte desde agosto, quando a autoridade monetária interrompeu o ciclo de aperto monetário (juros que desestimulam a economia). Após sucessivas quedas no fim do primeiro semestre, a inflação voltou a subir na segunda metade do ano, mas essa alta era esperada por economistas.

Analistas financeiros voltam a reduzir previsão da meta inflacionária

Publicado em: Segunda, 13 de Novembro de 2023 às 18:20
A estimativa para 2023 está acima do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

BC manterá ritmo no corte de juros, adianta Campos Neto a empresários

Publicado em: Terça, 07 de Novembro de 2023 às 20:25
Segundo ele, a instituição não tem como dar uma sinalização mais clara sobre até que patamar a taxa básica de juros, atualmente em 12,25% ao ano, irá cair. Nem projetar o que acontecerá nas reuniões do comitê depois de janeiro.

Copom: Selic segue nas alturas

Publicado em: Quarta, 27 de Setembro de 2023 às 10:21
Por Paulo Kliass - Juros elevados restringem investimentos e favorecem o rentismo, exigindo ação mais enérgica do governo. Lá se vão quase nove meses de governo e a taxa de juros oficial segue praticamente inalterada.

Queda na taxa Selic, embora insuficiente, recebe aprovação de setores

Publicado em: Quinta, 21 de Setembro de 2023 às 20:15
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) foi adequada. A associação patronal ressalta que a expectativa de cortes nas próximas reuniões ajudará a reduzir pressões negativas sobre a economia.

Reunidos no Copom, conselheiros do BC tendem a reduzir os juros

Publicado em: Terça, 19 de Setembro de 2023 às 19:00
Segundo a edição mais recente do Boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a taxa básica realmente cairá 0,5 ponto percentual, embora algumas instituições projetem corte de até 0,75 ponto. A expectativa do mercado financeiro é que a Selic encerre o ano em 11,75% ao ano. Nesta quarta-feira, ao fim do dia, o Copom anunciará a decisão.

Reunião do Copom é precificada por agente financeiro com redução da Selic

Publicado em: Segunda, 18 de Setembro de 2023 às 19:53
Segundo Pedro Oliveira, tesoureiro da instituição financeira, o novo corte na taxa Selic deverá ocorrer pela melhora significativa dos índices de inflação, desde a última reunião do Copom, em 1º de agosto. Apesar do índice amplo da inflação, IPCA, ter subido de 3,16% para 4,61% no acumulado de 12 meses, a média trimestral dos núcleos recuou de 5,55% para 4,80% e a inflação de serviços de 6,22% para 5,43%, o que, para o Banco Central (BC), seria o mais relevante.

Copom, Selic e o bode na sala

Publicado em: Quinta, 10 de Agosto de 2023 às 09:03
Por Paulo Kliass - Um dos bodes pode até ter sido retirado da sala, mas uma série de outros permanecem ainda a sujar o ambiente da economia e a incomodar a vida da população.

Copom tende iniciar queda de juros, mas sem consenso sobre percentual

Publicado em: Terça, 01 de Agosto de 2023 às 16:02
Na última sexta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o caminho está pavimentado para a queda da Selic. Desde o início do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também tem criticado a política monetária do BC.

Analistas de mercado se dividem quanto ao comportamento do BC

Publicado em: Terça, 01 de Agosto de 2023 às 15:58
Já a mensagem de parcimônia transmitida pelo BC no Copom anterior, de 21 de junho, é um dos principais argumentos da ala mais cautelosa do mercado. Segundo economistas, apesar do recuo recente, as expectativas de inflação ainda estão acima da meta.

Sindicalistas vão às ruas em protesto contra posição do BC

Publicado em: Terça, 20 de Junho de 2023 às 19:54
Segundo o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, a atual taxa básica de juros, de 13,75% ao ano, reduz a oferta de empregos, ao tornar os incentivos no mercado financeiro mais interessantes do que na produção.
Edição digital

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo