Publicações arquivadas em AIEA

Atividades nucleares do Irã ‘causam preocupação’, diz diretor da Aiea

Publicado em: Terça, 23 de Abril de 2024 às 10:43
Enriquecimento de urânio, achados inexplicáveis, falta de acesso para monitores internacionais intensificam suspeitas sobre intenções de Teerã. Rafael Grossi, da Agência de Energia Atômica, condena ameaças nucleares.

Aiea diz que explosões não danificaram instalações nucleares do Irã

Publicado em: Sexta, 19 de Abril de 2024 às 10:45
A instituição, com sede em Viena, na Áustria, continua a apelar, nas redes sociais, a todas as partes para que se contenham e reitera que "nenhuma instalação nuclear" deve ser alvo de conflitos militares. 

Aiea alerta para ‘situação extremamente grave’ em Zaporizhia

Publicado em: Terça, 09 de Abril de 2024 às 13:48
O órgão de vigilância da ONU tem expressado repetidamente que o conflito pode gerar um desastre nuclear, lembrando a explosão de um reator em Chernobyl, em 1986, no Norte da Ucrânia, que projetou radiações mortais por vasta área.

Aiea indica divergência entre especialistas sobre Fukushima

Publicado em: Sexta, 07 de Julho de 2023 às 13:39
A força-tarefa estabelecida pela Aiea em 2021 para revisar a segurança do plano do Japão, de liberar o equivalente a cerca de 500 piscinas olímpicas de água da usina destruída por um tsunami há mais de uma década.

Tóquio tem aprovação da Aiea para liberar água radioativa tratada

Publicado em: Terça, 04 de Julho de 2023 às 12:16
Após análise de dois anos, a Aiea disse que os planos do Japão são consistentes com os padrões globais de segurança, com impacto radiológico insignificante para as pessoas e o meio ambiente.

Zaporizhia não pode ser atacada em nenhuma circunstância, diz Aiea

Publicado em: Sexta, 31 de Março de 2023 às 08:31
Os vestígios de bombardeios ainda são visíveis na central, e as duas partes se acusam. A Rússia insiste na necessidade de manter suas forças na central para impedir uma catástrofe nuclear.

Situação não melhora em Zaporizhia, diz diretor da Aiea

Publicado em: Quarta, 29 de Março de 2023 às 07:55
Em comunicado, a operadora ucraniana Energoatom já havia dito que Grossi foi até o local para "ver como evoluiu a situação na central nuclear.

Mais de duas toneladas de urânio sumiram na Líbia, diz Aiea

Publicado em: Quinta, 16 de Março de 2023 às 08:11
De acordo com agência da ONU, urânio natural desapareceu de local onde estava armazenado. Mesmo com baixa radioatividade, material causa preocupações de segurança nuclear.

Aiea instala missão permanente em usina nuclear ucraniana

Publicado em: Terça, 17 de Janeiro de 2023 às 11:30
Pivdennoukrainsk, fica a aproximadamente 250 quilômetros a oeste da usina de Zaporizhia. No ano passado, a companhia nuclear estatal Energoatom informou que um ataque russo ocorreu a somente 300 metros dos reatores do local.

Aiea diz que situação perto da usina de Zaporizhia é 'cada vez mais precária'

Publicado em: Sexta, 09 de Setembro de 2022 às 11:25
O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, disse em comunicado que os bombardeios causaram um apagão em Enerhodar e pediu urgentemente a cessação imediata de todos os bombardeios em toda a área.

Rússia pede esclarecimentos sobre relatório da Aiea em Zaporizhia

Publicado em: Quarta, 07 de Setembro de 2022 às 08:54
O documento de 52 páginas, publicado na terça-feira, aponta que a situação na usina é "insustentável" e que é necessário criar "imediatamente" uma zona de segurança para que não haja mais ataques militares contra a planta nuclear.

Rússia confirma presença fixa da Aiea em Zaporizhia

Publicado em: Sexta, 02 de Setembro de 2022 às 10:58
A notícia chega em meio à missão da instituição para avaliar a segurança da maior usina de energia atômica da Europa, planta que pertence à Ucrânia, mas está sob controle militar russo desde o início da guerra.

Diretor da Aiea diz que missão reuniu 'elementos-chave' 

Publicado em: Quinta, 01 de Setembro de 2022 às 11:16
A missão da Aiea tem como objetivo evitar que o conflito entre Rússia e Ucrânia resulte em um acidente nuclear. Rossi afirmou que a missão se concentrará em questões de segurança nuclear e radiológica. 

Zelensky se reúne com delegação da Aiea em Kiev

Publicado em: Terça, 30 de Agosto de 2022 às 10:55
A missão foi alcançada após um acordo com a Rússia, que controla militarmente o local desde o início de março. Já as operações de rotina e controle para o funcionamento da maior usina do tipo na Europa continua sendo feita por ucranianos.

Peritos da Aiea confirmam missão em Zaporizhia nesta semana

Publicado em: Segunda, 29 de Agosto de 2022 às 07:51
A usina fica na cidade de Energodar, onde 10 pessoas ficaram feridas em ataques das forças russas na madrugada desta segunda-feira. "Duas delas foram internadas na UTI em estado grave", disse o prefeito Dmytro Orlov.

Aiea fala de missão ‘iminente’ em Zaporizhzhia

Publicado em: Quarta, 24 de Agosto de 2022 às 10:50
Na semana passada, o presidente Vladimir Putin disse a seu homólogo francês, Emmanuel Macron, que concordava com a realização de uma missão da Aiea na central nuclear, porém o Kremlin nunca confirmou a versão.  

Putin diz a Macron que aceita inspeção da Aiea em Zaporizhzhia

Publicado em: Sexta, 19 de Agosto de 2022 às 11:17
Segundo a Presidência da França, Putin concordou com o envio de uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) para inspecionar a central de Zaporizhzhia, técnicos da instituição tentam há meses visitar a usina, mas encontram obstáculos tanto de Moscou quanto de Kiev.

Moscou facilitará missão da AIEA à usina nuclear ucraniana

Publicado em: Segunda, 15 de Agosto de 2022 às 10:39
A usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, foi capturada pela Rússia durante a invasão da Ucrânia. A usina foi bombardeada nos últimos dias, com Moscou e Kiev se acusando mutuamente de arriscar um acidente nuclear.

Central nuclear de Zaporizhzhia está fora de controle, diz AIEA

Publicado em: Quinta, 04 de Agosto de 2022 às 11:01
A situação na central de Zaporizhzhia, que é a maior estrutura do tipo na Europa, vem sendo alvo de preocupação da AIEA há meses. Em 30 de junho, a agência divulgou um comunicado informando que tinha perdido contato novamente com os sistemas remotos de segurança e vigilância do local.

Usina de Chernobyl está a salvo apesar do corte de energia, diz AIEA

Publicado em: Quarta, 09 de Março de 2022 às 11:20
Considerando o tempo decorrido desde o acidente em Chernobyl, a AIEA sublinhou que "a carga térmica da piscina e o volume de água de refrigeração são suficientes para garantir uma remoção eficiente do calor sem eletricidade".
Edição digital

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo