Rio de Janeiro, 19 de Setembro de 2024

Peritos da Aiea confirmam missão em Zaporizhia nesta semana

Arquivado em:
Segunda, 29 de Agosto de 2022 às 07:51, por: CdB

A usina fica na cidade de Energodar, onde 10 pessoas ficaram feridas em ataques das forças russas na madrugada desta segunda-feira. "Duas delas foram internadas na UTI em estado grave", disse o prefeito Dmytro Orlov.

Por Redação, com ANSA - de Kiev

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) confirmou que fará nesta semana uma inspeção na central nuclear de Zaporizhia, no sul da Ucrânia.
aiea.jpeg
Reatores da usina nuclear de Zaporizhia, no sul da Ucrânia
A maior usina de energia atômica da Europa está sob controle militar russo desde o início da guerra e foi palco de combates nas últimas semanas, com acusações mútuas entre Kiev e Moscou. – O dia chegou, a Missão de Apoio e Assistência a Zaporizhia está a caminho. Precisamos proteger a segurança da maior planta nuclear da Ucrânia e da Europa. Orgulhoso em liderar essa missão, que chegará em Zaporizhia até o fim da semana – escreveu no Twitter o diretor da Aiea, Rafael Grossi, nesta segunda-feira. A iniciativa conta com o aval da Rússia e da Ucrânia, que estão em guerra nos arredores da usina. "Será a missão mais difícil na história da Aiea por causa dos ataques russos no local, mas também pelo modo descarado com o qual a Rússia tenta legitimar a própria presença", disse o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba.

Países do G7

Já os países do G7, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, cobraram que os inspetores da Aiea tenham "acesso livre" à central nuclear. Por sua vez, o governo da Rússia prometeu garantir a segurança da missão nos territórios sob seu controle. A usina fica na cidade de Energodar, onde 10 pessoas ficaram feridas em ataques das forças russas na madrugada desta segunda-feira. "Duas delas foram internadas na UTI em estado grave", disse o prefeito Dmytro Orlov.  
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo