Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 2024

PF deflagra operação contra desvio de recursos públicos

Arquivado em:
Quarta, 04 de Setembro de 2024 às 11:49, por: CdB

O Tribunal Regional Federal da Primeira Região determinou o afastamento do prefeito do município investigado e proibiu novos contratos públicos.

Por Redação, com ABr – de Brasília

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União, deflagrou nesta quarta-feira a Operação Ypervoli, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa responsável por crimes de fraude a licitação, desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, que atua em cidades da região do entorno do Distrito Federal.

PF-1.jpeg
PF e CGU deflagram operação contra desvio de recursos públicos

Mais de 100 policiais federais e dez servidores da Controladoria-Geral da União cumpriram no Distrito Federal e em Goiás 27 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e oito mandados referentes a medidas cautelares diversas da prisão, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região.

Indícios de fraude

As diligências realizadas pela Polícia Federal e a auditoria efetuada pela Controladoria-Geral da União permitiram a identificação de indícios de fraude ao caráter competitivo da licitação em mais de 100 contratos cujos valores ultrapassam R$ 65 milhões.

O Tribunal Regional Federal da Primeira Região determinou o afastamento do prefeito do município investigado e proibiu novos contratos públicos com as pessoas físicas e jurídicas investigadas. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraudes a licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo