PF combate lavagem de dinheiro e organização criminosa em Goiânia

Arquivado em:
Publicado Quinta, 21 de Setembro de 2023 às 14:02, por: CdB

A Polícia Federal descobriu que, entre 2018 e 2021, doze empresas de fachada, com sedes fictícias em Goiânia, foram utilizadas em esquema de lavagem de dinheiro oriundo de crimes praticados em regiões de fronteira internacional.


Por Redação, com ACS - de Brasília


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, a operação Armação Concreta, que visa dar cumprimento a seis mandados de busca e apreensão na em Goiânia/GO, como resultado de investigação relacionada à lavagem de capitais.




pf-2.jpeg
Empresas de fachada foram utilizadas em esquema de lavagem de dinheiro oriundo de crimes

A Polícia Federal descobriu que, entre 2018 e 2021, doze empresas de fachada, com sedes fictícias em Goiânia, foram utilizadas em esquema de lavagem de dinheiro oriundo de crimes praticados em regiões de fronteira internacional, como tráfico internacional de drogas, tráfico internacional de armas, contrabando e evasão de divisas.


Apesar de possuírem registro perante a Junta Comercial e figurarem como locatárias de salas comerciais em Goiânia, as empresas nunca funcionaram de fato.


O nome da operação, Armação Concreta, faz alusão ao fato de que boa parte das doze pessoas jurídicas investigadas, criadas somente para serem utilizadas no esquema de lavagem de capitais, era composta por empresas que falsamente se identificavam como do ramo da construção civil.


Os responsáveis pelas empresas de fachada responderão pelos crimes de organização criminosa e de lavagem de capitais. Além dos mandados de busca e apreensão, também estão sendo cumpridas ordens judiciais de sequestro de bens dos investigados.



Força integrada combate tráfico de armas e drogas


A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), composta pela Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Estado de Justiça e Departamento Penitenciário Federal, realizou, nesta quinta-feira, o cumprimento de cinco mandados de busca contra dois membros do Comando Vermelho, a fim de investigar o tráfico de armas e drogas que ocorre em Porto Velho/RO.


Durante a ação de busca e apreensão na residência de dois membros da organização criminosa, foram apreendidas armas, munições e drogas (maconha e cocaína), além de objetos que caracterizam o tráfico de drogas.


Os alvos são investigados pela FICCO por promover a venda de armas, munições e o tráfico de droga ilegal.


Foram empenhados 20 policiais para a ação, entre Policiais Federais, Civis, Militares, Polícia Penal Federal e Estadual.


As investigações irão continuar a fim de identificar os financiadores e demais membros da organização criminosa.


Atividades suspeitas podem ser denunciadas via canal institucional da Polícia Federal por meio do número (69) 3216-6200 ou da Polícia Civil, disk 197, sendo resguardado o anonimato.






Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo