Operações combatem lavagem de dinheiro decorrente do contrabando de cigarros

Arquivado em:
Publicado Quarta, 06 de Dezembro de 2023 às 15:00, por: CdB

Além dos mandados de busca e apreensão, também foram expedidas ordens de sequestro de bens e ativos dos envolvidos, até o limite do valor estimado da lavagem. Os investigados poderão responder por crime com pena de reclusão de três a 10 anos, além de multa.


Por Redação, com ACS - de Brasília


A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta quarta-feira, a Operação Asseio, visando o combate à lavagem de dinheiro decorrente do contrabando de cigarros.




operacao.jpeg
Foi movimentado, com a lavagem de dinheiro, valor em torno de R$ 6 milhões

Policias federais e servidores da Receita Federal cumpriram 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal em São Paulo. Os mandados estão sendo cumpridos em residências de pessoas físicas e sedes de pessoas jurídicas no município de Sorocaba.


A operação decorre de investigação sobre lavagem de capitais, tendo como crime antecedente a atividade de contrabando de cigarros, praticada por organização criminosa desarticulada nos anos de 2018 e 2019, através das Operações Homônimo e Soplona, também deflagradas pela Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba/SP.


De acordo com as investigações, a lavagem de dinheiro de, aproximadamente, R$ 6 milhões, operou-se no período de 12/2017 a 5/2022, notadamente por meio de remessa de valores para contas-correntes de pessoas jurídicas, algumas aparentemente de fachada, bem como realização de saques e depósitos de altos valores em espécie.


Além dos mandados de busca e apreensão, também foram expedidas ordens de sequestro de bens e ativos dos envolvidos, até o limite do valor estimado da lavagem. Os investigados poderão responder por crime com pena de reclusão de três a 10 anos, além de multa.   



Operação Argos


Na noite de segunda-feira, policiais federais e policiais militares do BPFRON, Batalhão de Polícia de Fronteira, em uma operação conjunta no âmbito da Operação Argos, apreenderam vários fardos de maconha escondidos em uma região de mata, que, após pesagem, totalizaram aproximadamente 500 kg. A apreensão ocorreu durante patrulhamento na zona rural da cidade de Guaíra/PR.


Todo material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Policia Federal em Guaíra/PR, onde serão tomadas as devidas providências legais.


Essa operação é mais um exemplo do compromisso das forças de segurança em combater o tráfico de drogas na região, contribuindo para a segurança da comunidade e o enfraquecimento das redes criminosas que atuam na área de fronteira.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo