Lula melhora avaliação entre os paulistanos, revela pesquisa

Arquivado em:
Publicado Sexta, 01 de Setembro de 2023 às 19:15, por: CdB

Em comparação com a pesquisa nacional mais recente do mesmo instituto, o presidente Lula apresenta uma imagem mais positiva na cidade do que no país como um todo. Na rodada de junho, há pouco mais de dois meses, Lula tinha 37% de aprovação.


Por Redação - de São Paulo

Pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha, divulgada nesta sexta-feira, revela que 45% dos moradores da Cidade de São Paulo avaliam positivamente o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), classificando-o como "ótimo" ou "bom". Na outra ponta, 25% expressam desaprovação, enquanto 29% consideram sua gestão como “regular”. Apenas 1% não soube opinar.

lula.jpg
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, sobe no conceito dos paulistanos


Em comparação com a pesquisa nacional mais recente do mesmo instituto, o presidente Lula apresenta uma imagem mais positiva na cidade do que no país como um todo. Na rodada de junho, há pouco mais de dois meses, Lula tinha 37% de aprovação. Já os índices de reprovação e regular eram mais semelhantes: 27% e 33%, respectivamente.

Os números sugerem a permanência do sentimento mais à esquerda na cidade, ante o resultado do Estado de São Paulo, no pleito de 2022. Em outubro passado, a capital deu mais votos válidos a Lula (53,54%) do que ao então presidente Jair Bolsonaro (PL, 46,6%), um resultado inverso ao registrado na unidade federativa.

Cenário


Os paulistanos também preferem Fernando Haddad (PT, com 54,5%), derrotado ao fim no Estado por 55% a 45% pelo bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos, que teve 45,5% na capital).

Esses movimentos pendulares têm pautado a composição de forças para 2024 na capital, onde Lula já declarou apoio a Guilherme Boulos (PSOL), deixando sua própria sigla sem candidato pela primeira desde a fundação, ainda no século passado.

O PT esteve no segundo turno em 6 das 10 eleições desde a volta do voto direto na capital, em 1985, vencendo duas vezes — triunfou também em um pleito de rodada única, em 1988. Em 2020, passou um antecipado vexame com o sexto lugar de Jilmar Tatto no primeiro turno, eleição na qual Boulos perdeu para Bruno Covas (PSDB) no segundo turno.

Reprovação


Ainda na pesquisa, Boulos registrou 32% de intenções de voto, ante 24% do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que está na esfera da centro-direita e flerta com o apoio de Bolsonaro.

Na capital, Lula tem sua melhor aprovação entre os eleitores com nível superior, 57%. Já sua reprovação é mais alta entre os evangélicos, segmento com forte ligação com o bolsonarismo: 37% de ruim/péssimo. Também entre os que aprovam o governo Tarcísio a reprovação é maior, de 42%.

O levantamento foi conduzido pelo instituto nos dias 29 e 30 de agosto. Foram ouvidas 1.092 pessoas com mais de 16 anos, e a margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo