Hamilton e Verstappen chegam empatados à última etapa do ano

Arquivado em:
Publicado Domingo, 05 de Dezembro de 2021 às 15:25, por: CdB

O resultado, acrescido de um ponto extra pela volta mais rápida da corrida, leva Hamilton aos 369,5 pontos na temporada, mesma pontuação do holandês, que ainda tem a vantagem de somar mais vitórias que o inglês durante o ano: 9 a 8. A decisão, portanto, ficará para o próximo domingo, no GP de Abu Dhabi, o último da temporada.

Por Redação, com Ansa - de Jeddah, Arábia Saudita
A vitória do piloto inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP da Arábia Saudita neste domingo o deixou empatado com o holandês Max Verstappen, da Red Bull, na liderança do campeonato mundial de F1. Verstappen foi o segundo colocado e o finlandês Valtteri Bottas, também da Mercedes, completou o pódio.
hamilton-jeddah.jpg
Hamilton comemora no ponto mais alto do pódio, enquanto Verstappen observa com expressão de poucos amigos
O resultado, acrescido de um ponto extra pela volta mais rápida da corrida, leva Hamilton aos 369,5 pontos na temporada, mesma pontuação do holandês, que ainda tem a vantagem de somar mais vitórias que o inglês durante o ano: 9 a 8. A decisão, portanto, ficará para o próximo domingo, no GP de Abu Dhabi, o último da temporada. Tumultuada, a corrida na Arábia Saudita foi marcada por paralisações por batidas e disputas mal acabadas. Antes de o primeiro terço da prova ser concluído, houve duas bandeiras vermelhas após acidentes. Quando o GP foi retomado, Verstappen largou bem, passou Hamilton e Esteban Ocon e assumiu a liderança da prova.

Disputa

Faltando sete voltas para o final da corrida, porém, Verstappen tomou uma punição de 5 segundos após uma pequena colisão entre ele e Hamilton após ser instruído a dar passagem ao inglês. Hamilton assumiu a liderança, posição que manteve até o fim. Após a prova, Hamilton chorou e afirmou nunca ter vivido uma disputa tão complicada. — Eu corro há muito tempo, mas essa (corrida) foi muito difícil. Tentei ser sensato e muito competitivo em toda a minha carreira, mas nunca tive uma corrida dessas. Foi muito difícil, perseverei muito com a equipe. Muitas coisas foram jogadas em cima da gente nessa parte final do campeonato. Mas estou orgulhoso e sou muito grato à equipe — desabafou o heptacampeão. Sobre o episódio que resultou na punição a Verstappen, o piloto da Mercedes afirmou que uma "falha de comunicação" entre sua equipe e a Red Bull culminou no acidente. O holandês havia sido obrigado a ceder a posição para o britânico, já na parte final da prova. Na volta seguinte, o piloto da Red Bull diminuiu a velocidade bruscamente, e a Mercedes acabou tocando em seu carro. — Eu não entendi por que ele pisou bem forte. Não estava esperando isso e acabei batendo. Aí ele acelerou, não entendi. Depois do incidente recebi a mensagem (sobre a punição). Foi uma falta de comunicação — constatou.

Ultrapassagem

Já Verstappen insinuou não concordar com a punição e disse que não entendeu o que aconteceu no acidente. — Foi uma corrida bastante confusa, muitas coisas aconteceram e eu não concordo com 100% das decisões. Tentei dar o meu máximo possível na pista — reclamou o holandês. Sobre o acidente em si, o piloto da Red Bull disse ter dado espaço para a ultrapassagem de Hamilton.  — Eu tirei o pé, ia deixar ele passar, fiquei do lado direito da pista e nós nos tocamos. Eu não entendi realmente o que aconteceu naquele momento — acrescentou.

Regras

A vitória amplia uma sequência positiva de Hamilton, que vinha diminuindo a diferença de pontos para o então líder da F1. O inglês havia vencido as duas últimas corridas, no Brasil e no Qatar. Esta foi a primeira vez que a Arábia Saudita sediou um GP, em uma pareceria que tem sido alvo de severas críticas por associar a categoria a um governo acusado de violar os direitos humanos. Hamilton falou sobre o tema antes da prova. — Eu não posso fingir que eu tenho mais conhecimento do que alguém que cresceu nesta comunidade e é fortemente afetada por certas regras e o regime. Eu me sinto confortável aqui? Eu não diria que me sinto, mas não é escolha minha estar aqui. O esporte escolheu isso. Se é certo ou errado, acredito que enquanto estivermos aqui, é importante promover conscientização — concluiu Hamilton.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo