Estável e na dianteira para Bolsonaro, Lula lidera pesquisa DataFolha

Arquivado em:
Publicado Sexta, 29 de Julho de 2022 às 13:59, por: CdB

A pouco mais de dois meses das eleições, segundo o levantamento do DataFolha, o ex-presidente Lula mantém vantagem absoluta e amplia a chance de vencer ainda no primeiro turno. Ele aparece com 47% das intenções de voto, 18 pontos à frente de Bolsonaro, que oscilou dentro da margem de erro, para 29%. O resultado daria ao petista 52,8% dos votos válidos.

Por Redação - de São Paulo
A estabilidade nas pesquisas eleitorais para a Presidência da República, com a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve-se ao fato de que 71% dos eleitores se dizem totalmente decididos sobre o voto para presidente. Esse número desponta de pesquisa DataFolha divulgada na noite passada. Outros 28% declararam que ainda podem mudar de voto para presidente.
lula-el-pais.jpg
Lula mobiliza os eleitores insatisfeitos com a situação econômica do país, segundo pesquisa do DataFolha
A pouco mais de dois meses das eleições, segundo o levantamento do DataFolha, o ex-presidente Lula mantém vantagem absoluta e amplia a chance de vencer ainda no primeiro turno. Ele aparece com 47% das intenções de voto, 18 pontos à frente de Bolsonaro, que oscilou dentro da margem de erro, para 29%. O resultado daria ao petista 52,8% dos votos válidos. O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT) está com 8%, sem alteração. Já a senadora Simone Tebet (MDB) tem 2%. André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), 1% cada. Outros 6% votariam em branco, nulo ou nenhum dos candidatos, ante 7% há um mês. Os que não sabem são 3% (eram 4%). Desse modo, Lula supera em 5 pontos percentuais a soma de todos os adversários e pode vencer no primeiro turno.

Espontânea

Na pesquisa DataFolha anterior, divulgada em 23 de junho, Lula aparecia com 47%, enquanto o atual presidente tinha 28%. Depois vinham Ciro (8%), Janones (2%) e Simone (1%). Agora, na pesquisa espontânea, em que os nomes não são apresentados, Lula oscilou de 37% para 38% e Bolsonaro, de 27% para 26%. Lula confirma vantagem folgada na região Nordeste (27% dos 156 milhões de eleitores), onde tem 59%, ante 24% de Bolsonaro e 8% de Ciro. No Sudeste, o petista está com 43%, o atual presidente fica com 28% e o ex-ministro, com 9%. Bolsonaro se sai melhor no Norte, mesmo assim fica numericamente atrás (39%, ante 41% de Lula). A pesquisa, contratada pelo diário conservador paulistano Folha de S.Paulo, ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do país entre quarta-feira e na véspera. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo