Rio de Janeiro, 19 de Setembro de 2024

No encontro com Lula, líder do ‘Centrão’ apresenta candidato

Arquivado em:
Quinta, 29 de Agosto de 2024 às 20:15, por: CdB

No Planalto, entretanto, ministros apontam dificuldades para o deputado, visto que as disputas na Bahia, reduto do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do líder do governo no Senado, Jaques Wagner.

Por Redação – de Brasília

Presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) deixou a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite passada, com a impressão de que o candidato que ele apoia, Elmar Nascimento (União Brasil – BA), está mais perto do cargo. Nos cenários apresentado por Lira ao presidente da República, o parlamentar baiano teve lugar de destaque.

lula-lira.jpg
Lula e Lira têm um bom relacionamento, mas se afastaram nas últimas semanas por divergências políticas

Após o encontro no Planalto, o presidente da Câmara também esteve com possíveis candidatos na Residência Oficial da Câmara em busca de acordo para evitar que a disputa seja fragmentada. Apesar da expectativa de aliados, no entanto, Lira ainda não anunciou quem irá apoiar.

No Planalto, entretanto, ministros apontam dificuldades para o deputado, visto que as disputas na Bahia, reduto do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do líder do governo no Senado, Jaques Wagner.

 

Secretário

Outro possível candidato é Antonio Brito (PSD-BA), nome próximo a Lula e com bom trânsito com a oposição. Auxiliares de Lula, no entanto, têm pé atrás por conta da proximidade do presidente do PSD, Gilberto Kassab, com o governador Tarcísio de Freitas. Kassab é Secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo.

Nesta manhã, porém, adversários de Lira lançaram uma ofensiva contra a candidatura de Nascimento. O movimento acontece às vésperas da data limite que o presidente da Casa estabeleceu para indicar o sucessor. Há uma expectativa entre parlamentares de que o anúncio ocorra nesta sexta-feira.

Embora a eleição para a presidência da Casa ocorra apenas em fevereiro do ano que vem, a reta final de agosto é considerada decisiva, uma vez que os candidatos buscam apoio do deputado alagoano para consolidar suas candidaturas.

 

Ríspido

O consenso em torno de qualquer dos aspirantes ao comando da Câmara está ainda muito longe. A reação contra Nascimento, contudo, ocorre após Lira sinalizar a aliados que poderá declarar apoio a ele, segundo parlamentares que acompanham as negociações.

Entre líderes do governo, o deputado baiano enfrenta resistências por considerá-lo ríspido no trato cotidiano. Também nesta semana, houve uma tentativa de tentar unificar a candidatura dos outros três deputados que se colocam na disputa. O que seria uma estratégia para tentar fazer frente a uma eventual decisão de Lira pelo apoio ao pretendente.

Entre os principais candidatos estão os líderes Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL); além do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP). Os três partidos integram o bloco do chamado ‘Centrão’ na Câmara, ao lado do Podemos, com 147 deputados.

 

Negociações

A pauta também esteve presente em jantar realizado na terça-feira, na residência do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia. Na ocasião, nenhum dos três sinalizou estar disposto a abrir mão da candidatura neste momento, disseram assessores. Há, no entanto, uma avaliação entre parlamentares que integram o bloco que esse movimento eventualmente poderá ocorrer posteriormente.

Na segunda-feira passada, em reunião com líderes da Câmara, Lula afirmou que o governo não tem um candidato e que ele dialogará com qualquer deputado que for eleito para presidir a Câmara. Entre todos os interessados, Elmar é considerado o mais próximo de Lira, com quem tem estreita relação de amizade. Nos bastidores, inclusive, ele usa essa proximidade com o alagoano para dizer que o apoio já está garantido.

Hoje, Nascimento é líder do maior bloco da Casa, que reúne 161 deputados dos partidos União Brasil, PP, PDT, Avante, Solidariedade e PRD.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo