Documentário da TV Senado repercute golpe de 8 de Janeiro

Arquivado em:
Publicado Quarta, 19 de Abril de 2023 às 13:46, por: CdB

Coordenadora-geral da TV Senado, Glauciene Diniz Lara afirma que o produto tem imagens inéditas da posse presidencial e uma narrativa que liga aquele momento aos ataques posteriores. Segundo ela, um dos pontos principais foi retratar, também, a repercussão política dos acontecimentos.


Por Redação - de Brasília

A TV Senado passou a transmitir, nesta quarta-feira, o documentário ‘Democracia para Sempre’. A produção combina registros feitos para a posse presidencial com a repercussão do golpe de estado fracassado em 8 de Janeiro. A obra estará disponível no canal aberto da TV Senado neste sábado, às 21h; além de permanecer integralmente disponível no Youtube.

comandante.jpeg
O documentário resgata imagens inéditas da tentativa fracassada de um golpe de Estado no país, em 8 de Janeiro


O diretor e editor Jimi Figueiredo, do Serviço de Interprogramas (Seitpg), afirma que a ideia de unir os conteúdos surgiu após os ataques à Casa.

— Começamos a fazer a produção para ser sobre a posse do presidente Lula. Documentamos todos os bastidores, mas com o 8 de janeiro, aquilo se transformou em outra coisa. Já na posse, havia um clima de que algo poderia acontecer. Então juntamos os dois documentários em um só e geramos esse produto — detalha.

Depoimentos


Coordenadora-geral da TV Senado, Glauciene Diniz Lara afirma que o produto tem imagens inéditas da posse presidencial e uma narrativa que liga aquele momento aos ataques posteriores. Segundo ela, um dos pontos principais foi retratar, também, a repercussão política dos acontecimentos. Parte das instalações do Senado, inclusive o Plenário da Casa, foi depredada pela horda golpista.

— As pessoas veem pela TV e não entendem a complexidade do evento de posse. Queríamos mostrar isso de dentro mas, com o 8 de janeiro, incluímos o assunto. Temos nossas imagens exclusivas das câmeras de segurança e depoimentos de quem estava no Senado quando aconteceu — afirma.

A produção do documentário contou também com apoio do Museu do Senado e da Secretaria de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (SRPCO).

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo