Publicações arquivadas em golpe militar

1964 - Adelto Gonçalves, Os Vira-latas da Madrugada

Publicado em: Quinta, 04 de Abril de 2024 às 18:27
Por Rui Martins - Muita gente já esqueceu a vitória do Partido Comunista do Brasil, legalizado logo após o retorno do Brasil à democracia em 1945, nas eleições para a Câmara Municipal de Santos, elegendo mais da metade dos vereadores. O estádio do Santos ficou repleto quando o Cavaleiro da Esperança, recém-libertado de uma longa prisão, Luís Carlos Prestes, fez ali um de seus primeiros discursos.

Países pedem retorno à ordem no Níger um dia após golpe militar

Publicado em: Sexta, 28 de Julho de 2023 às 12:08
A França, a antiga potência colonial do país, e o bloco regional da África Ocidental, Cedeao, pediram a libertação imediata de Bazoum e o retorno à ordem constitucional. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, também disse que a ordem constitucional deve ser restaurada.

Golpe militar: Exército do Níger anuncia derrubada do presidente

Publicado em: Quinta, 27 de Julho de 2023 às 12:39
Militares derrubaram o governo democraticamente eleito de Mohamed Bazoum, um aliado do Ocidente contra o jihadismo, marcando o sétimo golpe de Estado na região oeste e central da África desde 2020.

Porta-voz do golpe, Braga Netto é questionado por cientista político

Publicado em: Sábado, 02 de Julho de 2022 às 12:14
O general também foi mencionado pela mídia por ter deixado oficialmente a assessoria da Presidência onde estava alocado desde que deixou o Ministério da Defesa, em março. Ele deve ser o vice na chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição e um dos coordenadores da campanha, junto com o filho ’01’, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Sem golpe, Bolsonaro tentará criar e armar o caos

Publicado em: Quarta, 18 de Maio de 2022 às 16:20
Por Rui Martins - O golpe proposto, inflado e sempre repetido por Bolsonaro desde seus primeiros dias de governo, tem uma característica própria e se distingue da maioria dos outros golpes, por não visar a conquista do poder, mas sua manutenção no poder.

Sudaneses saem às ruas em ato contra golpe militar

Publicado em: Terça, 26 de Outubro de 2021 às 10:39
Confrontos entre soldados e manifestantes deixam mortos e dezenas de feridos após militares tomarem o poder no país africano. Comunidade internacional condena o golpe, e Conselho de Segurança da ONU vai se reunir.

Milhares de chilenos vão às ruas lembrar o 11 de Setembro da ditadura

Publicado em: Sábado, 11 de Setembro de 2021 às 13:17
Durante a passeata, quando os manifestantes passaram pelo Palácio de Moneda, tocaram o último discurso de Allende que proferiu momentos antes de ser executado em 11 de setembro de 1973, após se recusar a se render ao exército golpista.

Mais de 500 civis foram mortos em Myanmar após golpe militar, diz ONG

Publicado em: Terça, 30 de Março de 2021 às 08:15
Número de mortos por causa da repressão militar contra manifestantes ultrapassa marca de 500, diz ONG birmanesa. Grupos rebeldes ameaçam retaliar militares. Manifestações contra golpe de Estado já duram dois meses.

EUA ameaçam impor sanções a Mianmar após golpe militar

Publicado em: Terça, 02 de Fevereiro de 2021 às 07:27
Biden condena a tomada de poder por militares e a prisão de líderes civis como um ataque direto à transição democrática no país asiático. "Os EUA defenderão a democracia onde quer que ela esteja sob ataque."

Bolsonaro fala em ‘soco na mesa’, ameaça o STF e apela aos militares

Publicado em: Terça, 16 de Junho de 2020 às 11:20
A declaração desta manhã, da mesma forma que a nota de sexta-feira — com as assinaturas do vice-presidente, Hamilton Mourão, e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo —, ocorre em meio a julgamento, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das primeiras duas ações contra a chapa Bolsonaro-Mourão, eleita em 2018.

É hora de processar Bolsonaro na Corte Internacional de Justiça

Publicado em: Quarta, 10 de Junho de 2020 às 12:44
Por Rui Martins - Não vamos esperar que o presidente Bolsonaro, num gesto de desespero, provoque uma fratura nas forças públicas e militares e tente lançar o país numa guerra civil.

As incertezas do capitão Bolsonaro

Publicado em: Quarta, 14 de Novembro de 2018 às 10:20
Por Rui Martins - As primeiras palavras tranquilizadoras vieram do juiz Sérgio Moro, logo depois de premiado com o Ministério da Justiça.
Edição digital

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo