Publicações arquivadas em Carlos castilho

As fazendas de notícias criadas por inteligência artificial

Publicado em: Terça, 08 de Agosto de 2023 às 08:00
Por Carlos Castilho - À medida que o uso da Inteligência Artificial (IA) aumenta de intensidade e diversidade, crescem também as incógnitas a serem resolvidas pelo jornalismo na complexa convivência com a mais recente inovação tecnológica no mundo digital.

Jornalismo, estrutura pública de comunicação

Publicado em: Sexta, 27 de Janeiro de 2023 às 14:11
Por Carlos Castilho - Neste novo contexto, os jornalistas passaram a ser simultaneamente produtores e consumidores de notícias o que os obriga a desenvolver todo um novo conjunto de procedimentos, normas e valores.

Os riscos das grandes redes sociais

Publicado em: Domingo, 01 de Janeiro de 2023 às 15:49
Por Carlos Castilho - Apesar de todo o gigantesco poder que têm sobre os fluxos informativos mundiais, as grandes plataformas digitais como Facebook, Google, Twitter, Telegram e Instagram têm um ponto fraco.

O papel da imprensa no esvaziamento das bolhas extremistas

Publicado em: Domingo, 13 de Novembro de 2022 às 14:20
Por Carlos Castilho - Estamos presenciando uma situação nova em matéria de ressaca pós-eleitoral. Tradicionalmente, os vencedores costumavam exibir orgulhosamente sua opção eleitoral em camisetas e adesivos, mas o que assistimos hoje é um protagonismo dos derrotados, principalmente através de bandeiras nacionais em carros e da profusão de roupas nas cores verde e amarela.

Imprensa é também responsável pela polarização político/ideológica

Publicado em: Quarta, 28 de Setembro de 2022 às 02:54
Por Carlos Castilho - Além de abandonar a polarizadora agenda dos políticos e partidos, a imprensa precisa deixar de lado a regra de ouvir os dois lados, porque este procedimento se tornou obsoleto diante da complexidade crescente dos fatos e eventos noticiados.
Edição digital

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo