Publicações arquivadas em Bessa Freire

E se Jesus tivesse nascido em Buenos Aires?

Publicado em: Quinta, 21 de Dezembro de 2023 às 18:00
Por Bessa Freire - No último 15 de novembro, horrorizado, percorri durante quatro horas os espaços da Ex-Esma declarada pela UNESCO “patrimônio da humanidade, de valor excepcional” por documentar crimes contra o gênero humano, que extrapolaram os limites da crueldade e da perversão. São mais de 20 prédios, um deles dedicado às crianças, outro às avós de netas e netos sequestrados, outro ainda ao Instituto Nacional de Assuntos Indigenas. Diante do que vi, tive a certeza de que os algozes do Jesus

Indo de novo para o Chile

Publicado em: Quarta, 06 de Setembro de 2023 às 12:35
Por José Ribamar Bessa Freire - Sim senhora, vamos ao Chile outra vez agora, 8 de setembro, em uma caravana de brasileiros que lá se exilaram em três levas. A primeira após o golpe de 1964. A segunda, da qual fiz parte, levada pelo AI-5, ambas no governo democrata cristão de Eduardo Frei. A terceira, na era Garrastazu, acolhida pelo governo socialista de Salvador Allende.

Carta ao senador Plínio Valério, aluno medíocre

Publicado em: Terça, 14 de Fevereiro de 2023 às 17:00
Por prof. Bessa Freire - O professor José Bessa Freire, meu colega em Paris nos anos de chumbo, doutor e professor, não se conteve com a visita do senador Plínio Valério, um seu antigo aluno, medíocre por sinal, aos patriotários presos em Papuda por terem depredado prédios da praça dos Tres Poderes.

Ucrânia, quando a vida não vale nada

Publicado em: Quinta, 10 de Março de 2022 às 15:53
Por Rui Martins - Pergunta de Leonardo Attuch, na TV petista 247: “Rui Costa Pimenta, tenho uma questão filosófica, humanística e ética que vou colocar para você. Uma guerra como essa, provoca cenas devastadoras, trágicas, muitas mortes e muita destruição. Adotando a posição que você adota, você não receia ficar carimbado como uma pessoa sem empatia, sem humanismo, sem solidariedade às vítimas?”

Fux, que vergonha!

Publicado em: Quinta, 24 de Janeiro de 2019 às 20:32
Por José Ribamar Bessa Freire - Morro de vergonha com a decisão do ministro Luiz Fux (pronuncia-se fucks) do STF de suspender a investigação sobre as mutretagens do motorista Fabricio Queiroz envolvendo a família Bolsonaro, num montante que daria para comprar 700.000 pedalinhos.

O peso das palavras das histórias indígenas

Publicado em: Segunda, 26 de Novembro de 2018 às 02:44
Por José Ribamar Bessa Freire - Quantos quilos tem uma palavra? Palavrão pesa mais do que palavrinha? E por acaso palavras têm peso? Os participantes do “Amazônia das Palavras” conferiram isso numa balança da expedição literária iniciada em Manaus
Edição digital

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo