Publicações arquivadas em ancine

Censura no cinema e situação das mulheres no Irã

Publicado em: Sexta, 26 de Abril de 2024 às 16:01
Por Rui Martins - Quando li no site Variety e vi no Le Monde a escolha de um novo filme do cineasta iraniano Mohammad Rasoulof para a competição no Festival de Cinema de Cannes, A Semente da Figa Sagrada, me lembrei imediatamente do Festival de Berlim em 2020, do lugar onde estava sentado com minha esposa, do cinema repleto e da projeção do filme iraniano There i s no Evil, de Rasoulof.

Público volta a frequentar salas de cinema em 2022, diz Ancine

Publicado em: Segunda, 20 de Março de 2023 às 10:08
Os dados preliminares do setor, divulgados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), mostram um aumento de 82% no público de 2022, na comparação com o ano anterior, com 95,1 milhão de pessoas.

Ato em frente à Ancine no Rio denuncia censura ao filme 'Marighella'

Publicado em: Quinta, 04 de Novembro de 2021 às 11:41
O filme, dirigido pelo ator Wagner Moura, estreiou oficialmente nesta quinta-feira nos cinemas nacionais, após dois anos de espera, sem qualquer investimento público para distribuição nas grandes salas, direito a que as grandes produções cinematográficas nacionais podem ter acesso.

Marighella, após dois anos de atraso, chega às telas sob aplausos

Publicado em: Terça, 02 de Novembro de 2021 às 08:31
Primeiro filme do ator, Marighella recebeu os aplausos do público em diferentes países. Foi aclamado, de pé, no Festival de Berlim de 2019. No Brasil, somente agora conseguiu superar as barreiras impostas pela Agência Nacional de Cinema (Ancine); além da pandemia da covid-19.

Berlim, sem Netflix, tem filme brasileiro na competição

Publicado em: Quarta, 29 de Janeiro de 2020 às 16:42
Por Rui Martins - Governo brasileiro quer acabar o cinema brasileiro, mas o Festival Internacional de Cinema de Berlim selecionou para a competição um filme típico dos filmes engajados do Cinema Novo, da época da ditadura militar - Todos os Mortos. Uma espécie de denúncia de que a escravidão dos negros ainda não terminou no Brasil.

Censura no cinema e no teatro está de volta

Publicado em: Quarta, 31 de Julho de 2019 às 10:20
Por Rui Martins- Não é ainda ditadura, mas é como se fosse – o governo Bolsonaro vai controlar as produções cinematográficas e teatrais. Essa censura logo será visível nos festivais internacionais de cinema.
Edição digital

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo