Torcedores da Lazio atacam bar de romanistas e esfaqueiam homem

Arquivado em:
Publicado Quinta, 11 de Janeiro de 2024 às 13:29, por: CdB

Armados com bastões e facas, os torcedores da Lazio danificaram móveis e esfaquearam um cliente que havia se juntado ao proprietário do bar para bloquear os agressores.


Por Redação, com ANSA - de Roma


Um homem foi esfaqueado em um ataque de ultras da Lazio em um bar habitualmente frequentado por torcedores da Roma, clubes que protagonizam uma das rivalidades mais acirradas da Itália.




lazio.jpg
Torcedores da Lazio durante partida contra Roma pela Copa da Itália

O episódio aconteceu por volta da meia-noite desta quinta-feira, nos arredores do Estádio Olímpico, após o derby da capital pela Copa da Itália, vencido pelo clube biancoceleste por 1 a 0.


Armados com bastões e facas, os torcedores da Lazio danificaram móveis e esfaquearam um cliente que havia se juntado ao proprietário do bar para bloquear os agressores.


O homem de cerca de 30 anos foi ferido no abdômen e internado na UTI de um hospital, mas não correria risco de morte.


A polícia chegou no local quando os torcedores da Lazio já tinham fugido e agora investiga o caso para identificar os agressores.



Itália confirma banimento de torcedor em estádio por racismo


A Corte de Cassação da Itália confirmou a validade da chamada Daspo, que impede que torcedores violentos frequentem estádios, contra o homem que proferiu insultos racistas contra o jogador Romelu Lukaku durante uma partida entre Internazionale, então clube do belga, e Juventus.


O torcedor bianconero é residente de Vibo Valentia, na Calábria, comerciante, e ficará obrigado a se apresentar à delegacia local ao fim do primeiro tempo de cada partida da Juventus dos próximos cinco anos.


A medida do chefe de polícia de Turim, datada de 28 de abril de 2023, foi confirmada por um juiz de instrução do tribunal da cidade de Turim em 8 de maio.


O Daspo foi considerado válido pela Corte de Cassação, mesmo que, no âmbito da justiça penal, o Ministério Público já tivesse solicitado o arquivamento por insignificância do fato.


O torcedor entoou cantos racistas durante uma partida da Copa da Itália após um pênalti marcado por Lukaku.


O torcedor, em sua apelação, reclamava, entre outras coisas, que a polícia não levou em consideração "o comportamento do jogador", que teria "provocado o público".



Cartola acusa governo de 'afundar' futebol na Itália


O presidente do Torino, Urbano Cairo, acusou o governo da premiê Giorgia Meloni de querer "afundar" o futebol na Itália ao não renovar o decreto que estabelecia isenções fiscais para a contratação de jogadores estrangeiros, iniciativa que permitia aos clubes do país oferecer salários mais competitivos.


A medida fazia parte de um amplo pacote chamado "Decreto Crescimento", aprovado em 2019 para estimular a economia.


A decisão de não renovar as isenções provocou protestos no mundo do futebol, e dirigentes tentaram pressionar o governo a estender a iniciativa ao menos até a janela de transferências do meio do ano, mas sem sucesso.


– Quase parece que há uma vontade por parte do governo de afundar o futebol – afirmou Cairo, um dos cartolas mais influentes da Itália, acrescentando que "o Estado não dá a mínima ajuda".


– Tirar o decreto penaliza o futebol sem beneficiar ninguém – ressaltou. Os clubes italianos temem que o fim dos benefícios fiscais dificulte a contratação de jogadores estrangeiros a partir da próxima temporada, o que poderia levar a uma diminuição do interesse pela Série A.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo