Tocha olímpica chega a Marselha em meio à segurança rígida

Arquivado em:
Publicado Quarta, 08 de Maio de 2024 às 12:17, por: CdB

Mais de 150 mil pessoas devem participar da cerimônia após um desfile de seis horas do navio Belem, de três mastros, que deixou a Grécia em 27 de abril com a chama, depois que ela foi acesa na antiga Olímpia 11 dias antes.


Por Redação, com Agência Brasil - Marselha/França


A chama olímpica chegou a Marselha, nos arredores do Porto Velho, em meio a uma segurança rígida nesta quarta-feira, 79 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos de Paris 2024.




tocha.jpg
Evento com mais de 150 mil pessoas terá presença de presidente Macron

Mais de 150 mil pessoas devem participar da cerimônia após um desfile de seis horas do navio Belem, de três mastros, que deixou a Grécia em 27 de abril com a chama, depois que ela foi acesa na antiga Olímpia 11 dias antes.


O navio foi aguardado por 1.024 barcos.


Cerca de 6 mil policiais estão protegendo a área antes que Florent Manaudou, campeão olímpico francês dos 50 metros nado livre em 2012, traga a chama para terra na presença do presidente Emmanuel Macron.


Unidades caninas da polícia e franco-atiradores das forças de elite também foram mobilizados.


– É um nível de segurança sem precedentes – disse o ministro do Interior, Gérald Darmanin. "A vida continua em Marselha, mas em ótimas condições de segurança. "Concebemos esse evento como uma cerimônia, a quinta das Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024 (além das cerimônias de abertura e encerramento)", afirmou o diretor executivo de Paris 2024, Thierry Reboul, responsável pelas cerimônias. "Marselha é o local ideal para criar lembranças."


O revezamento teve início nesta quinta-feira, com os ex-jogadores de futebol do Olympique de Marseille Jean-Pierre Papin, Didier Drogba e Basile Boli, além do chef três estrelas Alexandre Mazzia entre os portadores da tocha.


Mais de 10 mil pessoas participarão do revezamento da tocha antes que a chama chegue a Paris e seja instalada perto do Louvre, no Jardin des Tuileries.


A cerimônia de abertura olímpica será realizada no Rio Sena em 26 de julho.



Brasil leva vaga no revezamento 4x400 m e vôlei de praia


O Brasil chegou à 216 vagas olímpicas nos Jogos de Paris neste fim de semana após classificação na prova do revezamento 4x400m do atletismo e  no vôlei de praia. Em Bahamas, No Mundial de Revezamento, o país carimbou a vaga  ao vencer a repescagem com velocistas da nova geração:  Lucas Carvalho, Lucas Vilas, Vitor Hugo Miranda e Matheus Lima.  Já no vôlei de praia, a experiência fez a diferença: a dupla Evandro e Arthur Lanci arrebatou a quarta e última vaga do país na modalidade ao faturarem o título na etapa de Brasília (elite 16) do circuito mundial.


Em Bahamas, o Brasil começou bem a bateria da repescagem com Lucas Carvalho, seguido de Lucas Vilas. Ambos mantiveram a liderança até a entrega do bastão a Vitor de Miranda, que perdeu ritmo mas conseguiu recuperar a dianteira para entregar o bastão a Matheus Lima. Último do quarteto, o cearense de 20 anos fechou a prova em primeiro lugar, garantindo a vaga em Paris. As outras cinco vagas no Mundial ficaram com Estados Unidos (também na repescagem), Trinidad e Tobago, Espanha, Polônia e Índia.


Como não houve classificação nas provas dos revezamentos 4x100 (feminino e masculino) e 4x400m (feminino e misto), o Brasil terá de aguardar o fechamento do ranking mundial em 30 de junho, para saber se irá ou não a Paris.



Vôlei de praia carimba última vaga


Evandro e Arthur precisavam avançar à final da etapa de Brasília do circuito mundial para assegurar a vaga olímpica, a última do país, mas eles foram além disso. Confirmaram a vaga, superando os compatriotas André e George, por 2 a 1 (21/18, 16/21 e 15/1) e, horas depois, venceram a decisão do título ao derrotarem os holandeses Immer e Van der Velde por 2 sets a 1 (17/21, 23/21, 15/09) na decisão. 


Outras duas duplas já garantidas em Paris subiram ao pódio na etapa de Brasília. Lideres do ranking, Duda e Ana Patrícia foram campeãs após derrotarem na final as norte-americanas Nuss e Kloth por 2 sets a 0 (21/17, 21/14). No masculino, André e George foram bronze após triunfo sobre os alemães Ehlers e Wickler por 2 sets a 1 (17/21, 21/17, 15/12). 


Bárbara Seixas e Carol Solberg, também confirmadas em Paris, se despediram da etapa de Brasília após derrota na quartas de final. 




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo