Rio de Janeiro, 13 de Outubro de 2024

Tenista Rafael Nadal anuncia aposentadoria aos 38 anos

Arquivado em:
Quinta, 10 de Outubro de 2024 às 13:24, por: CdB

O espanhol estreou como profissional em setembro de 2001, com 15 anos de idade e, desde então, conquistou 92 títulos, incluindo 22 em torneios de Grand Slam.

Por Redação, com ANSA – de Madri

O tenista Rafael Nadal, 38 anos, um dos maiores tenistas da história do esporte, anunciou nesta quinta-feira que vai se aposentar das quadras após as quartas de final da Copa Davis entre Espanha e Holanda, entre 19 e 24 de novembro.

nadal.jpg
Rafael Nadal deixa o tênis como um dos maiores da história

– Vou me retirar do tênis profissional. A realidade é que os últimos anos foram difíceis, sobretudo os últimos dois. Não acredito que tenha sido capaz de jogar sem limitações, e isso me levou a tomar essa decisão – disse Nadal em um vídeo nas redes sociais, fazendo referência às recorrentes lesões que marcaram a reta final de sua carreira.

– Tudo nessa vida tem um início e um fim. Acho que é o momento certo de encerrar uma carreira longa e muito mais bem-sucedida do que eu poderia imaginar – acrescentou.

O espanhol estreou como profissional em setembro de 2001, com 15 anos de idade e, desde então, conquistou 92 títulos, incluindo 22 em torneios de Grand Slam: 14 em Roland Garros, quatro no Aberto dos EUA, dois em Wimbledon e dois no Aberto da Austrália.

Ele é superado apenas pelo sérvio Novak Djokovic, o único do “Big Three” (a tríade que ainda inclui o suíço Roger Federer) ainda na ativa, com 24. Nadal também foi campeão olímpico de simples em 2008 e de duplas em 2016 e, em 23 anos de carreira profissional, faturou US$ 135 milhões em premiações, valor equivalente hoje a R$ 755 milhões.

Além disso, liderou o ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) por 209 semanas. “Sinto-me muito sortudo por todas as coisas que pude viver”, declarou o espanhol, que se juntará ao rival e amigo Federer no olimpo do tênis mundial.

– Que carreira, Rafa! Nunca esperei que esse dia chegasse. Obrigado pelas lembranças inesquecíveis e por todos os objetivos alcançados nesse esporte que amamos. Foi uma honra absoluta – disse o suíço.

Sinner homenageia Nadal: ‘Homem incrível’ e ‘exemplo’

O tenista número 1 do mundo, Jannik Sinner, disse nesta quinta-feira que o espanhol Rafael Nadal, que se aposentará das quadras em novembro, foi “um exemplo” para o esporte.

sinner.jpg
Jannik Sinner e Rafael Nadal durante partida em Roland Garros, em junho de 2021

– Tive muita sorte em poder conhecer Rafa pessoalmente, ele é verdadeiramente um homem incrível – afirmou o italiano em uma coletiva de imprensa após sua vitória sobre o russo Daniil Medvedev nas quartas de final do Masters 1000 de Xangai, na China.

– Sua aposentadoria é uma notícia triste para todo o mundo do tênis. Todos sabemos o jogador que ele foi e as lições que ele ensinou aos jovens sobre como se comportar em quadra, como enfrentar as situações difíceis – acrescentou Sinner, de 23 anos.

– Ele foi um exemplo, continuou humilde e não mudou com o sucesso – salientou.

O italiano disputa com o espanhol Carlos Alcaraz, 21, a hegemonia da nova geração do tênis, mas disse que é “impossível” se comparar com o “Big Three” (“Três Grandes”), a tríade formada por Nadal, pelo suíço Roger Federer e pelo sérvio Novak Djokovic, o único que seguirá na ativa.

– Eles mantiveram a consistência por 15 anos, não um ou dois. O que eles fizeram é extraordinário, não podemos nos comparar a eles, sobretudo no atual momento – declarou Sinner.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo