Rio de Janeiro, 19 de Setembro de 2024

SP tem programação especial para conscientização sobre autismo

Arquivado em:
Terça, 04 de Abril de 2023 às 09:50, por: CdB

Na Zona Norte, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) II Tucuruvi fez nesta terça-feira) uma roda de conversa com os pais para desmistificar estigmas e preconceitos em relação ao diagnóstico.


Por Redação, com ABr - de São Paulo


Na semana em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, em 2 de abril, a prefeitura de São Paulo promove uma série de atividades para esclarecer a população sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Os eventos ocorrem em todas as regiões da cidade.




autismo.jpeg
A prefeitura de São Paulo promove uma série de atividades para esclarecer a população sobre o transtorno do espectro autista

Na Zona Norte, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) II Tucuruvi fez nesta terça-feira) uma roda de conversa com os pais para desmistificar estigmas e preconceitos em relação ao diagnóstico. Ao longo do dia, os pacientes participam de oficina de fantoches para trabalhar a criatividade e estimular a concentração, além de pintura no rosto e nas mãos, culinária com chocolate e circuito lúdico na piscina.


A equipe especializada destaca que essas ações incentivam o desenvolvimento multissensorial, a fala, a comunicação, a coordenação motora e as habilidades cognitivas, sociais e emocionais.


Nesta quarta-feira, a programação será no Teatro da Universidade Católica (Tuca) onde ocorre o 2º Encontro de Integração da Escola Municipal de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde com a Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS) da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Com 550 vagas, a proposta é qualificar profissionais da rede de atenção do município, tanto da saúde, como da educação.


Na região central, o CER III Sé realiza nesta quinta-feira (6) a Caminhada Inclusiva para a sensibilização sobre o tema. Além disso, ao longo do mês, a unidade promove, todas as quintas, palestras com o tema Mais ações, menos preconceito para familiares e cuidadores.



Atendimento


De acordo com a prefeitura, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são porta de entrada para atendimento de pessoas autistas na capital paulista. As unidades funcionam articuladas com o CERs e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) voltados ao acolhimento e tratamento. Segundo os dados da Coordenação de Epidemiologia e Informação (Ceinfo) da prefeitura, em 2022, 14.296 pacientes com diagnósticos de transtorno do espectro autista foram atendidos nos CERs e nos Caps de São Paulo.



Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo