Secretaria realiza ação pelo fim da violência contra a mulher

Arquivado em:
Publicado Segunda, 04 de Dezembro de 2023 às 14:20, por: CdB

A finalidade é oferecer conhecimento para as mulheres saberem como se defender em casos de violências. A Defesa Civil e a Super Rádio Brasil estiveram presentes disponibilizando tendas e tatames para a realização da aula.


Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro


A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher realizou uma ação em parceria com a Defesa Civil Municipal, a Polícia Militar e a Super Rádio Brasil, no domingo, no Posto 3 da Praia de Copacabana. Durante a ação, o 19º Batalhão da Polícia Militar e o 23° Batalhão da Polícia Militar demonstraram aulas de defesa pessoal para as mulheres, mediadas pelos profissionais da área.




violencia-1.jpeg
Em 2022, a cada uma hora uma mulher sofreu algum tipo de violência no município do Rio de Janeiro

A finalidade é oferecer conhecimento para as mulheres saberem como se defender em casos de violências. A Defesa Civil e a Super Rádio Brasil estiveram presentes disponibilizando tendas e tatames para a realização da aula. A ação faz parte da campanha dos 16 dias de ativismo da Secretaria da Mulher, iniciada no último sábado de novembro.


Em 2022, a cada uma hora uma mulher sofreu algum tipo de violência no município do Rio de Janeiro, segundo dados do Mapa da Mulher Carioca. Para a secretária da Mulher, Joyce Trindade, a aula de defesa pessoal é uma ferramenta essencial para que as mulheres saibam como se proteger.


– Milhares de mulheres são afetadas pela violência diariamente. É urgente pensarmos em estratégias com foco na segurança, na vida e na dignidade das mulheres. Essa iniciativa em parceria com a Defesa Civil, a Polícia Militar e a Super Rádio Brasil é fundamental para somar esforços no enfrentamento à violência contra a mulher. Quando o assunto é salvar a vida de uma mulher, a luta precisa ser coletiva. A violência tem saída, mas para isso precisamos de políticas eficazes, oferecer acesso à informação e serviços de acolhimento. Toda mulher tem o direito de viver em segurança – afirmou Joyce.


O subsecretário de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves, reforça a importância dessa campanha para a cidade do Rio de Janeiro.


– A violência contra a mulher virou um tema central no debate social atual e deve ser combatida com ações práticas das autoridades competentes. Além disso, ações de conscientização como esta, para que as mulheres não tenham medo de denunciar qualquer tipo de violência, seja ela física, psicológica ou de qualquer viés, são fundamentais para construirmos um cenário social cada vez mais acolhedor para as mulheres vítimas. A Defesa Civil Municipal apoiará sempre ações com essa finalidade – destacou o subsecretário de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves.


Violência


Os “16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero” é uma campanha internacional que começou no dia 25 de novembro e vai até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.


A campanha faz parte do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1990. A data presta uma homenagem às irmãs Patria, Minerva e María Teresa Mirabal, assassinadas em 1960, na República Dominicana.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo