Russos participarão dos Jogos de Paris com bandeira neutra

Arquivado em:
Publicado Sexta, 08 de Dezembro de 2023 às 14:04, por: CdB

O comitê informou que dos 4,6 mil atletas classificados para os Jogos de 2024 até o momento, somente oito são russos e três são bielorrussos. Por outro lado, a Ucrânia tem por volta de 60 competidores.


Por Redação, com ANSA - de Paris


O Comitê Olímpico Internacional (COI) autorizou a participação de atletas russos e bielorrussos sob bandeira neutra nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.




atletas-1.jpg
Medalhista de ouro Evgeny Tishchenko durante os Jogos Olímpicos de 2016

De acordo com a entidade, os competidores destes países disputarão somente disciplinas individuais na capital francesa.


Russos e bielorrussos não receberam autorização para competirem em esportes coletivos.


O COI ainda alertou que os atletas ou equipes que apoiarem ativamente a invasão de Moscou serão excluídos.


Com essas condições, os atletas não poderão exibir bandeiras, emblemas ou hinos durante o megaevento esportivo.


O comitê informou que dos 4,6 mil atletas classificados para os Jogos de 2024 até o momento, somente oito são russos e três são bielorrussos. Por outro lado, a Ucrânia tem por volta de 60 competidores.


A guerra na Ucrânia, que teve início no ano passado, fez diversas entidades esportivas a proibirem a participação de atletas russos e bielorrussos em competições internacionais.


No entanto, algumas modalidades autorizaram o retorno parcial de competidores das duas nações, mas como atletas neutros.



Itália avaliará pedidos para sediar provas de bobsled em 2026


Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d'Ampezzo, que ocorrerão em 2026, analisarão em 19 de dezembro as propostas recebidas para sediar as provas de bobsled e luge no megaevento esportivo.


A cúpula marcada para este mês será apenas uma avaliação inicial dos possíveis locais interessados, mas a decisão final deverá sair só em janeiro de 2024.


A reunião também deverá analisar a disponibilidade da pista de Cesana Torinese e a nova proposta para "manter vivo o projeto de Cortina d'Ampezzo com a criação de um complexo esportivo menor e de baixo custo".


– Qualquer solução encontrada, eu a apoiarei – declarou o prefeito de Milão, Giuseppe Sala.


O Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni) já desistiu dos planos para construir uma nova pista de bobsled em Cortina d'Ampezzo, o que aumentou a chance dos eventos da modalidade serem realizados em outra nação.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo