Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2024

Risco de estagflação mundial fica mais evidente, afirma BC finlandês

Arquivado em:
Segunda, 17 de Outubro de 2022 às 14:57, por: CdB

A ameaça de um período longo de inflação alta com crescimento nulo é causada, segundo Rehn, pela intensificação de instabilidade e incertezas da economia global, alta acelerada da inflação e tensões geopolíticas causadas pela invasão da Rússia à Ucrânia, como também a crise energética motivada pela guerra.

Por Redação, com agências internacionais - de Helsinki
Presidente do Banco Central (BC) da Finlândia e dirigente do Banco Central Europeu (BCE), o economista Olli Rehn afirmou, nesta segunda-feira, que o risco de uma estagflação na economia mundial ficou ainda maior.
olli-rehn.jpg
Em publicação na página do BC finlandês, Rehn destaca que o rápido aumento do custo de vida permeia todas as discussões
A ameaça é causada, segundo Rehn, pela intensificação de instabilidade e incertezas da economia global, alta acelerada da inflação e tensões geopolíticas causadas pela invasão da Rússia à Ucrânia, como também a crise energética motivada pela guerra. Em publicação na página do BC finlandês, Rehn destaca que o rápido aumento do custo de vida permeia todas as discussões, assim como a segurança alimentar e energética.

Cooperação

“À medida que a inflação acelerou, a política monetária tornou-se mais restritiva, o que levou a condições financeiras mais apertadas e a uma escalada dos riscos da dívida”, escreveu. Segundo Rehn, será necessária uma cooperação multilateral para conseguir controlar o aumento da inflação, com uma política fiscal em acordo com uma política monetária restritiva, sem aumentar a pressão inflacionária, mas também em apoio com grupos populacionais mais vulneráveis.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo