Primeira fábrica dos carros voadores ficará em Taubaté

Arquivado em:
Publicado Quinta, 20 de Julho de 2023 às 15:05, por: CdB

A empresa, que é listada na Bolsa de Nova York desde maio de 2022, planeja iniciar a montagem do primeiro protótipo do eVTOL na segunda metade deste ano, seguido pela campanha de testes em 2024.


Por Redação - de São Paulo

A primeira fábrica dos carros voadores elétricos, conhecidos pela sigla eVTOL, será instalada na cidade de Taubaté, interior paulista. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira pela Eve, uma das maiores empresas do novo segmento e que é controlada pela Embraer, pelas redes sociais.

carro-voador.jpg
O carro voador é uma solução para a redução dos engarrafamentos, nas grandes cidades


A empresa, que é listada na Bolsa de Nova York desde maio de 2022, planeja iniciar a montagem do primeiro protótipo do eVTOL na segunda metade deste ano, seguido pela campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para as primeiras entregas e entrada em serviço em 2026.

“Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística”, disse André Stein, co-CEO da Eve, em comunicado.

Fornecedores


A referência do executivo é o fato de a planta industrial será localizada em uma área a ser ampliada dentro de uma unidade existente da Embraer na cidade. A sede da fabricante brasileira de aeronaves fica também a cerca de 40 quilômetros de Taubaté, ou menos de uma hora de carro.

Há um mês, a Eve anunciou os três primeiros fornecedores: a Nidec Aerospace, uma joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, que fornecerá o sistema de propulsão elétrica; a britânica BAE Systems, maior empresa da área de defesa na Europa, que fornecerá um sistema de armazenamento de energia; e a francesa DUC Hélice Propellers, que fornecerá os rotores e hélices para o eVTOL.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo