Preso, motorista que rompeu segurança no Alvorada diz que estava bêbado

Arquivado em:
Publicado Sábado, 24 de Fevereiro de 2024 às 17:51, por: CdB

Agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) dispararam tiros de advertência, e o automóvel teve os pneus furados por um bloqueio no asfalto, chamado ‘cama de faquir’, que fica nas imediações do Palácio do Jaburu.


Por Redação - de Brasília

O motorista ainda não identificado que conseguiu passar de uma barreira de segurança próxima ao Palácio da Alvorada e avançou em direção à residência oficial do presidente Lula (PT), na manhã deste sábado, foi preso no fim da tarde. Ele disse aos policiais que, no momento do ato terrorista, estava bêbado.

invasao-alvorada.jpg
O motorista, ainda não identificado, que tentou se aproximar do Palácio da Alvorada, ainda estava foragido


Agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) dispararam tiros de advertência, e o automóvel teve os pneus furados por um bloqueio no asfalto, chamado ‘cama de faquir’, que fica nas imediações do Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência, pouco antes do Alvorada.

 

Atentado


A Polícia Federal (PF) determinou a instauração de inquérito para apurar o caso, mas não foi formalmente demandada pelo Gabinete de Segurança Institucional. O homem conseguiu deixar o local a pé e não foi detido, de imediato.

Lula estava na residência, mas não correu risco porque o motorista sequer conseguiu se aproximar do portão do Palácio, de acordo com auxiliares do presidente.

Essa, no entanto, não é a primeira vez que um carro avança contra a residência oficial da Presidência da República. Em 2008, um homem tentou atravessar a pé o espelho d'água que fica em frente ao local. Mesmo alertado, correu em direção à residência e acabou baleado.

Em 2003, um motorista jogou o automóvel de sua irmã contra o portão de ferro da entrada da residência oficial e teve os pneus furados pelo bloqueio de segurança. Em todos os casos, o presidente em exercício era Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Matéria atualizada às 18h49, deste sábado, 24 de fevereiro de 2024.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo