Porto Príncipe: líder de gangue é morto em confronto com a polícia

Arquivado em:
Publicado Sexta, 22 de Março de 2024 às 10:46, por: CdB

A morte de Julme, membro da aliança Viv Ansanm, do líder de gangue Jimmy "Barbeque" Cherizier, marca um revés nas ações das gangues para tomar conta de mais áreas da cidade.


Por Redação, com Reuters - de Porto Príncipe


Ataques, incluindo um tiroteio que deixou um líder de gangue morto, explodiram na capital do Haiti, Porto Príncipe, na quinta-feira, quando grupos políticos pareciam estar mais perto de finalizar um conselho de transição para assumir um governo ausente.




lidercrimehaiti.jpg
ONU saudou relatos de que grupos políticos se organizam para eleições

Uma operação policial matou o chefe da gangue Delmas 95, Ernst Julme, conhecido como Ti Greg, um dia depois que outro líder de gangue foi morto, confirmaram a polícia e fontes.


A morte de Julme, membro da aliança Viv Ansanm, do líder de gangue Jimmy "Barbeque" Cherizier, marca um revés nas ações das gangues para tomar conta de mais áreas da cidade. Julme havia escapado recentemente da maior prisão do Haiti em uma fuga em massa.


O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, recebeu com satisfação as informações de que grupos políticos haviam selecionado todos os membros de um conselho de transição que assumiria os poderes presidenciais antes de futuras eleições, disse um porta-voz da ONU.



Violência das gangues


O conselho, destinado a reunir a classe política fragmentada do Haiti, tem a tarefa de nomear um substituto para o primeiro-ministro Ariel Henry, que anunciou sua renúncia em 11 de março, após a violência das gangues impedir seu retorno ao país.


– O secretário-geral saúda os relatos de que todas as partes interessadas do Haiti indicaram representantes para o Conselho Presidencial de Transição – disse o porta-voz adjunto Farhan Haq em uma entrevista coletiva.


O plano de transição foi intermediado na Jamaica pela Comunidade Intergovernamental do Caribe (Caricom), juntamente com representantes do governo e da oposição do Haiti. A Caricom divulgou uma lista de grupos políticos que estariam representados no conselho.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo