Rio de Janeiro, 17 de Outubro de 2024

Polícia desarticula esquema de venda ilegal de laudos para cultivo de maconha

Arquivado em:
Terça, 11 de Julho de 2023 às 15:09, por: CdB

Por meio da confecção e venda ilegal dos documentos, os criminosos ingressavam com pedidos de habeas corpus nas Justiças Federal e Estadual para a autorização do cultivo “medicinal”.


Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro


Policiais civis da 14ª DP (Leblon) deflagraram, nesta terça-feira, a “Operação Seeds” e prenderam quatro pessoas envolvidas em esquema de venda ilegal de laudos para o cultivo de maconha. Os presos são um advogado criminalista, um médico, a companheira dele e um biólogo.




esquema.jpeg
Polícia Civil desarticula esquema de venda ilegal de laudos para cultivo de maconha

As investigações apontam que o grupo promovia uma espécie de “varejo” de laudos que autorizavam o cultivo de cannabis sativa em todo o Brasil. Por meio da confecção e venda ilegal dos documentos, os criminosos ingressavam com pedidos de habeas corpus nas Justiças Federal e Estadual para a autorização do cultivo “medicinal”. No entanto, os agentes constataram que os pacientes não possuíam qualquer necessidade clínica e cultivavam a planta para fins de tráfico de drogas.


Após um trabalho de inteligência, monitoramento e levantamento de informações, os autores foram identificados e presos. Contra eles foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.


Os acusados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico, extorsão e falsidade ideológica.



Golpe em idosos


Policiais civis da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti) fecharam, na segunda-feira, uma central que aplicava o golpe do empréstimo consignado. As vítimas eram idosos, aposentados e pensionistas de outros estados. A ação aconteceu no Centro do Rio de Janeiro, após informações obtidas pelo Setor de Inteligência da especializada.


Ao chegar ao endereço, os policias encontraram uma espécie de "call center", onde criminosos disfarçados de operadores de telemarketing se passavam por correspondentes de uma instituição bancária, inclusive utilizando a logomarca do banco nos aplicativos. Desta forma, entravam em contato com as vítimas oferecendo crédito consignado e renegociação de dívidas. Após a fraude, porém, os valores acordados não eram repassados.


Ao todo, 12 pessoas foram conduzidas à delegacia, das quais oito foram presas em flagrante por associação criminosa, e outras quatro ouvidas como testemunha, já que ainda estavam em treinamento. Foram apreendidos computadores e telefones celulares.



Ação conjunta prende traficante que torturou mulheres


Policiais civis da 119ª DP (Rio Bonito), em ação conjunta com a Polícia Militar, prenderam, na segunda-feira, um traficante pelos crimes de tortura e invasão de dispositivo informático.


De acordo com as informações, uma mulher encontrou uma conhecida de infância na localidade de Rio Vermelho, no município de Rio Bonito, no começo da noite desta segunda-feira. A colega estava severamente machucada em via pública, aparentando que perderia a consciência em virtude dos ferimentos e com grande dificuldade para falar, e foi acolhida pela mesma, que lhe ofereceu ajuda. No entanto, logo em seguida, o detido chegou ao local e a questionou sobre o que estava fazendo. Na sequência, a golpeou na cabeça com um tijolo.


Após a primeira agressão, o líder do tráfico de drogas na comunidade e um terceiro criminoso também se aproximaram e golpearam a moradora em várias partes do corpo, com chutes, pauladas e socos. O detido ordenou que a agredida desbloqueasse o aparelho celular, que havia caído ao solo, e passou a inspecionar o seu telefone. Ao encontrar uma conversa dela com um policial militar, o grupo passou a chamá-la de “X-9” e começou a usar um facão para machucá-la ainda mais. O chefe do tráfico chegou a apontar uma pistola para a cabeça da vítima, dizendo que iria matá-la caso ela corresse, e que ocultaria o seu cadáver.


A sessão de violência física e psicológica durou cerca de uma hora e meia, até que os envolvidos ordenaram que a vítima deixasse a favela. Ela foi embora e procurou atendimento em um hospital para tratar os ferimentos. Não se sabe o paradeiro da primeira agredida.


Cientes do caso, os agentes prosseguiram até a casa de um dos agressores e conseguiram capturá-lo. Os demais ainda não foram encontrados. As investigações prosseguem para localizá-los, bem como a outra vítima.



Condenado por furto é preso em Bonsucesso


Agentes da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter) prenderam, na segunda-feira, um homem condenado pelo crime de furto. Ele foi capturado no bairro Bonsucesso, na Zona Norte, após monitoramento e um trabalho de inteligência.


Segundo as investigações, o homem furtava estabelecimentos comerciais em vários lugares, tanto no município do Rio de Janeiro, quanto em cidades do interior do estado.


Em fevereiro de 2018, ele e mais um comparsa furtaram folhas de cheque de um empresário. Os criminosos foram até uma empresa no município de Cambuci, Região Noroeste do estado, se passaram por servidores públicos ligados à Receita Federal, exigiram documentos e licenças ao empresário, que não levantou suspeitas.


A dupla se aproveitou de um momento de distração e furtou dois cheques da vítima. Em seguida, foram a uma instituição financeira e tentaram sacar valores da conta. O gerente do banco suspeitou e acionou policiais militares. A dupla foi detida.



Esquema de venda ilegal de laudos para cultivo de maconha


 

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo