Mourão volta atrás e agora diz que não é branco, mas descende de índios

Arquivado em:
Publicado Quinta, 11 de Agosto de 2022 às 11:29, por: CdB

Numa reunião de campanha em Caxias do Sul (RS), semana passada, ele repetiu que o país herdou a "indolência" dos indígenas e a "malandragem" dos africanos. Em seguida, negou que a declaração tinha sido preconceituosa e disse ser descendente de indígenas.

Por Redação - de Porto Alegre
Vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão (Republicanos) disse, nesta quinta-feira, que foi um "simples erro de preenchimento de formulário" sua autodeclaração como branco ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há quatros anos, quando disputava na chapa de Bolsonaro, ele havia se declarado como indígena. Hoje ele concorre ao Senado pelo Rio Grande do Sul (RS).
moura%CC%83o-e1600192537209.jpg
Descendente de indígenas, o general Mourão é candidato por um Estado cohecido por ser o mais racista do país
— Sou descendente de índios sim, e com muito orgulho. Está estampado no meu rosto e na minha pele, independentemente de qualquer formulário burocrático. Resolveram fazer um escarcéu com um simples erro de preenchimento de um formulário — reclamou. Mourão registrou sua candidatura na última terça-feira. Preterido por Bolsonaro na chapa presidencial, o militar disputará uma vaga de Senado ao lado de Onyx Lorenzoni (PL), candidato a governador no Estado. — Eu sou pardo? Eu sou negro? Eu sou asiático? Eram as opções que eu tinha, e a quinta opção era indígena — disse ele, à época.

Herança

Numa reunião de campanha em Caxias do Sul (RS), semana passada, ele repetiu que o país herdou a "indolência" dos indígenas e a "malandragem" dos africanos. Em seguida, negou que a declaração tinha sido preconceituosa e disse ser descendente de indígenas. — Temos uma herança cultural, uma herança que tem muita gente que gosta do privilégio (...) Essa herança do privilégio é uma herança ibérica. Temos uma certa herança da indolência, que vem da cultura indígena. Eu sou indígena. Meu pai é amazonense. E a malandragem (...) é oriunda do africano — resumiu.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo