Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2024

Lula instiga países ricos a colaborar mais com o meio ambiente

Arquivado em:
Segunda, 14 de Agosto de 2023 às 17:31, por: CdB

Ainda durante o programa semanal, Lula adiantou que iria nesta tarde até Assunção, no Paraguai, participar da posse do novo presidente do país, Santiago Peña. A cerimônia terá lugar nesta terça-feira.


Por Redação - de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira, que a contribuição de países ricos para a preservação da Floresta Amazônica não é favor, mas o pagamento de uma dívida com o planeta. Em seu programa semanal ‘Conversa com o Presidente, Lula destacou que, após a conclusão da Cúpula da Amazônia na semana passada, os países da região têm condições de participar da COP28, nos Emirados Árabes, no fim do ano, cobrando essa contribuição.

lula-ue.jpg
No encontro promovido pela UE, o presidente Lula já havia falado sobre a pauta à plateia composta por líderes políticos e empresariais


— É muito simples compreender. Os países ricos tiveram a sua introdução na Revolução Industrial bem antes do que o Brasil. Então, eles são responsáveis pela poluição do planeta muito antes de nós. Eles conseguiram derrubar suas florestas muito antes de nós. Agora, o que eles têm que fazer é contribuir financeiramente para que os outros países possam se desenvolver. Nós não queremos ajuda. Nós queremos um pagamento efetivo. É como se estivessem pagando uma coisa que eles devem à humanidade — afirmou Lula.

Preservação


Ainda segundo o presidente, os povos amazônicos têm como chegar ao mundo e dizer o seguinte: "Olha, a situação é essa”.

— Nós queremos essa contribuição de vocês. E isso não é favor. É pagamento de uma dívida que vocês têm com o planeta Terra porque vocês derrubaram a floresta de vocês 100 ou 150 anos antes de nós. Então, agora, vocês paguem pra que a gente possa preservar as nossas florestas gerando emprego, oportunidades de trabalho e condições de melhorar a vida das pessoas — acrescentou.

País vizinho


Ainda durante o programa semanal, Lula adiantou que iria nesta tarde até Assunção, no Paraguai, participar da posse do novo presidente do país, Santiago Peña. A cerimônia terá lugar nesta terça-feira.

— É um novo presidente, é um jovem que tem, me parece, a cabeça muito inteligente, é um jovem que tem preocupação na relação com o Brasil — disse Lula. Para o presidente, é preciso fazer com que o Paraguai seja “um parceiro privilegiado na relação com o Brasil”.

Peña foi eleito no pleito realizado em 30 de abril e já visitou Brasília duas vezes este ano, em 16 de maio e 28 de julho, ocasiões em que teve encontros com Lula.

— Quando nós resolvemos fazer uma linha de transmissão de Foz do Iguaçu, de Itaipu, para Assunção, por que que nós fizemos essa ligação? Porque faltava luz todo dia em Assunção. Como é que pode um país que tem metade de Itaipu e ainda faltar energia? Então, quando a gente levou energia, o objetivo era efetivamente que empresas brasileiras também fossem produzir no Paraguai, para gerar emprego, para criar oportunidade de trabalho para aquela gente. Eles merecem tanto quanto nós — concluiu.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo