Lula e Putin têm reunião prevista para este ano, diz embaixador

Arquivado em:
Publicado Domingo, 07 de Abril de 2024 às 15:38, por: CdB

Embora o diplomata não tenha garantido uma possível viagem de Putin ao Brasil, ele lembrou que a polêmica por trás do pedido de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra Putin, é uma questão que será resolvida pelo lado brasileiro.


Por Redação - de Brasília

Embaixador da Rússia no Brasil, o diplomata Alexey Labetskiy anunciou que os presidentes Luiz Inácio da Silva (PT) e Vladimir Putin avaliam um encontro ainda neste ano. Labetskiy não confirmou, porém, não adiantou se a visita do presidente russo ocorrerá no Brasil.

alexey-labetskiy.jpg
O embaixador russo Alexey Labetskiy lembra que seu país não é signatário do TPI


Labetskiy confirmou ainda, em entrevista ao diário conservador paulistano Folha de S. Paulo (FSP), que Lula e Putin têm conversado, pelos meios diplomáticos, uma vez que a Rússia ocupa a presidência rotativa do BRICS e o presidente brasileiro já confirmou presença na cúpula de outubro, na cidade russa de Kazan.

 

‘Probleminhas’


Embora o diplomata não tenha garantido uma possível viagem de Putin ao Brasil, ele lembrou que a polêmica por trás do pedido de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra Putin, é uma questão que será resolvida pelo lado brasileiro, posto que o Brasil é signatário.

— Nós não reconhecemos o Tribunal (Penal Internacional), assim como os (norte-)americanos não o reconhecem. É (um tribunal) politizado. Para nós, é zero — avaliou.

O diplomata afirmou, por fim, que a Rússia recebeu o convite brasileiro para a cúpula do G20 em novembro, no Rio de Janeiro, e comentou, no entanto, que a simples especulação sobre a possível vinda do líder russo ao Brasil e sua eventual prisão ou não parece ser resultado da intenção de alguém que deseja "criar probleminhas”.

— E está criando — concluiu.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo