Lula conversará com presidente da Guiana sobre crise com Venezuela

Arquivado em:
Publicado Segunda, 26 de Fevereiro de 2024 às 19:29, por: CdB

A viagem de Lula tem como principal compromisso a participação, como convidado especial, no encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom).


Por Redação - de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta segunda-feira, a agenda com o chefe de governo da Guiana, Irfaan Ali, na próxima quinta-feira, em Georgetown, capital do país vizinho, para debater a agenda bilateral. A viagem de Lula tem como principal compromisso a participação, como convidado especial, no encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), mas o encontro do anfitrião com o presidente brasileiro está confirmado. Um dos assuntos que eles deverão discutir é a crise entre Guiana e Venezuela pelo território de Essequibo, disputado pelos dois países.

lula-1.jpg
O presidente Lula tem retomado as viagens internacionais, agora pelo Sul Global


— Temos boas relações com a Venezuela, boas relações com a Guiana. O presidente Lula está indo porque foi convidado para se reaproximar da Caricom. Agora, ele estando lá, não vai perder a oportunidade de se reunir com o presidente Ali e apresentar uma agenda bilateral. Talvez ele felicite o presidente Ali por ter aceitado sentar-se com a Venezuela para tentar resolver a crise — comentou a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

 

Diálogo


Questionada por jornalistas sobre o papel do Brasil na mediação da crise, Padovan enfatizou a neutralidade do governo na questão e a busca por uma solução negociada.

— O Brasil não se manifesta a respeito do cerne da questão entre Guiana e Venezuela, porque não nos compete. O que nos compete é facilitar o diálogo, a nossa posição se baseia em defender que o problema e a solução são uma questão bilateral, de respeito aos tratados internacionais, que é base da nossa Constituição — concluiu.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo