Hamas diz que repeliu tentativa de resgate israelense na Faixa de Gaza

Arquivado em:
Publicado Sexta, 08 de Dezembro de 2023 às 13:14, por: CdB

As Forças Armadas israelenses, que libertaram um soldado em cativeiro em Gaza no final de outubro e estão realizando uma ofensiva em Gaza destinada, em parte, a recuperar os 138 reféns restantes, não fizeram comentários imediatos.


Por Redação, com Reuters - de Gaza


O braço armado do Hamas disse nesta sexta-feira que repeliu uma tentativa de resgate de reféns pelas forças especiais israelenses na Faixa de Gaza, causando várias baixas militares, e que um prisioneiro também morreu no incidente.




hamas.jpeg
Hamas diz que repeliu tentativa de resgate israelense em Gaza e que refém foi morto

As Forças Armadas israelenses, que libertaram um soldado em cativeiro em Gaza no final de outubro e estão realizando uma ofensiva em Gaza destinada, em parte, a recuperar os 138 reféns restantes, não fizeram comentários imediatos.


Em um comunicado distribuído pelo Telegram, as Brigadas Al-Qassam do Hamas disseram que seus combatentes descobriram uma unidade de forças especiais que estava tentando resgatar um refém e a atacaram, matando e ferindo vários soldados. A declaração não especificou o local do incidente.


O grupo afirmou que um soldado israelense em cativeiro foi morto, sendo ele Sa'ar Baruch, de 25 anos. As listas de reféns publicadas por Israel identificam um deles como Sahar Baruch, um estudante civil que tinha 24 anos quando foi capturado em sua casa durante o ataque mortal do Hamas em 7 de outubro que desencadeou a guerra.



Poeta palestino Refaat Alareer morre em bombardeio israelense em Gaza


O poeta palestino Refaat Alareer, uma figura importante de uma geração de autores de Gaza que escrevia em inglês para contar a história do território, morreu na quinta-feira em um bombardeio israelense, informaram amigos do artista.


– O assassinato de Refaat é trágico, doloroso e escandaloso. É uma perda imensa – anunciou Ahmed Alnaoq, amigo do poeta, na rede social X.


– Meu coração está partido. Meu amigo e meu colega Refaat Alareer foi assassinado com sua família há alguns minutos – escreveu no Facebook o poeta Mosab Abu Toha.


Professor de Literatura Inglesa na Universidade Islâmica de Gaza, Alareer foi um dos fundadores do projeto We are not numbers (Nós não somos números), que unia os autores de Gaza com “mentores” no exterior que os ajudavam a escrever em inglês sobre sua realidade.


Ele editou o livro Gaza writes back, uma compilação de crônicas sobre a vida no território escritas por jovens autores. Também publicou Gaza unsilenced.


Poucos dias após o início da ofensiva terrestre israelense, Alareer anunciou que se recusava a deixar o norte da Faixa, que era o epicentro dos combates.


Também publicou na rede social X um poema que viralizou, com o título “If I must die (Se eu devo morrer): “Se eu devo morrer, que traga esperança, que seja um conto”, afirmam os últimos versos.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo