Frente antirracista instalada no Congresso inicia seus trabalhos

Arquivado em:
Publicado Quarta, 12 de Abril de 2023 às 11:12, por: CdB

A Frente é uma iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS) e passou a ser coordenada na Câmara pela deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG), vice-líder da bancada do PT e relatora da revisão da Lei de Cotas. A vice-coordenadoria ficará a cargo da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) e da deputada Carol Dartora (PT-PR).


Por Redação, com BdF - de Brasília

Pela primeira vez na história da República, o Congresso brasileiro terá uma frente parlamentar destinada exclusivamente para o combate ao racismo. Com mais de 100 pessoas presentes, entre líderes sociais, autoridades públicas e celebridades, passou a funcionar nesta quarta-feira a Frente Parlamentar Mista Antirracismo no Congresso Nacional. A coalizão reúne mais de 150 parlamentares, entre senadores e deputados federais, e movimentos sociais.

antirracista.jpg
Parlamentares da Frente Antirracista caminham pelo tapete verde da Câmara


A Frente é uma iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS) e passou a ser coordenada na Câmara pela deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG), vice-líder da bancada do PT e relatora da revisão da Lei de Cotas. A vice-coordenadoria ficará a cargo da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) e da deputada Carol Dartora (PT-PR).

— Essa Frente é mais uma estratégia de aquilombamento do movimento negro brasileiro para que a gente avance em uma agenda legislativa antirracista urgentes para o nosso povo. Queremos que essa Frente seja um instrumento para enfrentar o trabalho análogo à escravidão, o extermínio da juventude negra e o feminicídio que acomete principalmente as mulheres negras. Através dessa coalizão vamos fazer a defesa da continuidade, ampliação e aperfeiçoamento da Lei de Cotas e elaborar contribuições sob a perspectiva do povo preto acerca dos grandes debates nacionais. Aquilombar é preciso para que a gente avance nessas lutas estratégicas — afirmou Dandara.

Colegiado


Para o senador Paim, “a instalação e eleição dos membros da Frente Parlamentar Mista Antirracismo foi um momento histórico”.

— Fomos agraciados com a presença da Ministra Anielle Franco e dos movimentos negros do Brasil. Que o Congresso Nacional seja uma única força para combater todo e qualquer racismo no nosso país. Axé. Estou aqui há quase 40 anos. São quatro mandatos como deputado federal e três como senador. E é a primeira vez que estamos instalando uma comissão mista de combate ao racismo. Graças a força dessa juventude que está chegando. É essa força que faz com que a gente tenha, hoje, esse ato lindo — disse o senador.

O colegiado foi instalado contando com o apoio de 36 senadores e 111 deputados. Após a instalação da Frente, os movimentos sociais saíram em caminhada até o salão verde da Câmara Federal e realizaram um ato de lançamento da Frente seguido de uma coletiva de imprensa.

— Em toda a história da República, está é a maior frente parlamentar mista já criada, com quase 150 parlamentares — acrescentou Paim.

Sentido


Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco destacou a importância da presença do povo negro nos espaços de poder e decisão. Ela lembrou a decisão do presidente Lula de recriar o ministério que comanda após seis anos de descaso das últimas gestões com a luta antirracista.

— Temos trabalhado incansavelmente, dialogado e pensado nos próximos passos. Foram 100 dias, mas sabemos que ainda temos muito a caminhar. Por isso, termos uma Frente Antirracismo, termos essa casa para nos apoiar é a prova de que estamos no caminho certo. Não vamos retroceder. Apenas coletivamente iremos vencer. Apenas coletivamente a luta tem sentido — concluiu.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo