França anuncia 227 detenções por incidentes após a final da Copa do Qatar

Arquivado em:
Publicado Segunda, 19 de Dezembro de 2022 às 08:48, por: CdB

As forças de segurança mobilizaram 14 mil policiais em todo o país, incluindo 2.750 agentes em Paris. Após as partidas contra Inglaterra (quartas de final) e Marrocos (semifinais) também foram registrados incidentes.

Por Redação, com CartaCapital e DW - de Paris/Buenos Aires

Um total de 227 pessoas foram detidas na França, 47 delas na região de Paris, em distúrbios após a final da Copa do Mundo, na qual a Argentina venceu a França nos pênaltis, anunciou o ministério do Interior.

francacopa.jpg
Um total de 227 pessoas foram detidas na França, 47 delas na região de Paris, em distúrbios após a final da Copa do Mundo

As forças de segurança mobilizaram 14 mil policiais em todo o país, incluindo 2.750 agentes em Paris. Após as partidas contra Inglaterra (quartas de final) e Marrocos (semifinais) também foram registrados incidentes.

Na avenida Champs-Élysées, policiais foram atacados com garrafas e fogos de artifício. Os agentes responderam com gás lacrimogêneo.

Também foram registrados distúrbios em  Lyon (centro-leste), Bordeaux (sudoeste), Nice (sudeste) e Béziers (sul).

Torcedores argentinos celebram o tricampeonato

Multidões encheram as ruas de Buenos Aires no domingo após a vitória da equipe do país sobre a França na Copa do Mundo do Qatar. A Argentina venceu a França por 4 a 2 nos pênaltis em uma final espetacular que terminou em 3 a 3 após a prorrogação.

– Não acredito! Foi difícil, mas conseguimos, graças a Messi – disse Santiago, de 13 anos, à agência inglesa de notícias Reuters.

– Foi um jogo incrível, às vezes angustiante – disse Diego Aburgeily, de 46 anos. "Este time fez as pessoas se apaixonarem por eles pela primeira vez em décadas."

Reportando das ruas de Buenos Aires, a correspondente da agência alemã de notícias Deutsche Welle (DW)  na América Latina, Nicole Ris, descreveu a vitória e a celebração como um "terremoto emocional".

– Eu posso ver milhares, e eles estão comemorando, eles estão cantando, eles estão dançando – disse a jornalista, acrescentando que as pessoas gritavam "Messi" na rua. A correspondente da DW Danya Barsalona disse que a "atmosfera estava absolutamente elétrica" no estádio no Catar.

"No início do jogo, os torcedores argentinos estavam realmente empolgados", já que o time deles assumiu a liderança logo no início.

França deixou tricampeonato escapar

A final foi dominada pela Argentina e pelo craque Lionel Messi durante a maior parte do jogo, até que o francês Kyilan Mbappé marcou duas vezes em dois minutos e forçou a prorrogação.

Depois que Messi e Mbappé marcaram novamente na prorrogação para levar a final para os pênaltis, a Argentina garantiu a vitória na disputa de pênaltis (4 a 2).

– Estamos desapontados, especialmente com a decisão nos pênaltis – disse o torcedor francês Loane, 14 anos, à Reuters. "Mas houve muitas reviravoltas no jogo e pensamos que estava ao nosso alcance."

– Recuperar de uma desvantagem de dois gols é incrível – afirmou Romain Balthazar, também torcedor francês.

– Les Bleus nos fizeram sonhar – disse o presidente francês Emmanuel Macron em um tuíte.

Macron esteve no Catar desde a semifinal contra o Marrocos e foi visto em campo consolando os franceses após a vitória da Argentina.

O que os jogadores da França disseram?

– É claro que estamos muito desapontados, demos tudo. Tivemos que enfrentar muitos obstáculos durante a competição, não desistimos de nada – disse o zagueiro francês Raphael Varane. "Ficamos uma hora sem jogar. Poderíamos ter vencido também. Estou muito orgulhoso deste grupo e de ser francês. Estamos de cabeça erguida. Retomamos este jogo quando estava complicado."

– Os argentinos começaram bem, sendo agressivos, usando todas as facetas do jogo. Fomos um pouco reacionários a noite toda – justificou o goleiro francês Hugo Lloris.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo