Europa dá aval a primeiras regras para inteligência artificial

Arquivado em:
Publicado Sexta, 02 de Fevereiro de 2024 às 14:34, por: CdB

A luz verde final surge após acordo provisório, alcançado em meados de dezembro passado e após várias horas de discussão entre os legisladores do bloco, o Conselho e o Parlamento Europeu.


Por Redação, com Lusa - de Bruxelas


Os embaixadores dos Estados-membros da União Europeia (UE) deram hoje "luz verde", por unanimidade, às novas regras do bloco para a inteligência artificial (IA), as primeiras do mundo para essa tecnologia, após acordo com eurodeputados.




EUROPA.jpg
Documento final foi aprovado por unanimidade

"Assinado! Os embaixadores do Comitê de Representantes Permanentes dos Governos dos Estados-Membros da União Europeia (Coreper) confirmaram o texto de compromisso final alcançado (com o Parlamento Europeu) sobre a proposta de regras harmonizadas em matéria de inteligência artificial", anunciou a presidência belga rotativa da UE, em publicação na rede social X (antigo Twitter).


"A lei da IA é um marco, consistindo nas primeiras regras do mundo para a inteligência artificial, e visam que seja segura e que respeite os direitos fundamentais europeus", acrescenta a mensagem.



Luz verde


A luz verde final surge após acordo provisório, alcançado em meados de dezembro passado e após várias horas de discussão entre os legisladores do bloco, o Conselho e o Parlamento Europeu.


Os legisladores estavam desde junho negociando as primeiras regras comunitárias para que as tecnologias que recorrem à IA salvaguardem os valores e direitos fundamentais do bloco e a segurança de quem a utiliza, obrigando os sistemas considerados de alto risco a cumprir requisitos obrigatórios relacionados com a sua confiabilidade, no seguimento de uma proposta da Comissão Europeia apresentada em 2021.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo