Concurso da Funai tem mais de 9 mil indígenas inscritos

Arquivado em:
Publicado Segunda, 04 de Março de 2024 às 11:03, por: CdB

Fundação reservou 30% das vagas para este público; as inscrições foram realizadas pelo Concurso Nacional Unificado. Conforme o ministério, 6.641 indígenas se candidataram para vagas do ensino médio. Já outros 2.698, para vagas de nível superior.

Por Redação, com Poder360 e ACS - de Brasília/São Paulo

O governo informou nesta segunda-feira que 9.339 indígenas se inscreveram para vagas na Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). As inscrições foram feitas, segundo o governo, por meio do Concurso Público Nacional Unificado.

concurso.jpg
Na foto, as ministras Ester Dweck (Gestão e Inovação - ao centro) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas - dir.) com a presidente da Funai, Joênia Wapichana (esq.)

A Funai abriu 502 vagas para os níveis médio e superior. Desse total, 30% serão destinadas para indígenas.

– A procura dos povos indígenas nos surpreendeu positivamente – afirmou José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Conforme o ministério, 6.641 indígenas se candidataram para vagas do ensino médio. Já outros 2.698, para vagas de nível superior.

– Esse é um movimento legal que não apenas reconhece a importância da inclusão dos povos originários, mas também reflete um compromisso real em garantir sua participação ativa na construção e implementação das políticas voltadas para suas comunidades – disse Cardoso.

Maratona CiberEducação abre inscrições para programa de capacitação

A Cisco Brasil, em parceria com o Centro Paula Souza (CPS), está com inscrições abertas para seu programa de capacitação em cibersegurança, o CiberEducação. Podem se inscrever estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, assim como pessoas que estejam cursando ou tenham completado os ensinos Médio, Técnico ou Superior, que tenham interesse em trabalhar no segmento de segurança cibernética.

Esta é a primeira vez que a fase inicial do programa, a Maratona CiberEducação, é disponibilizada na nova plataforma educacional da empresa, a Skills for All, por meio do curso de cibersegurança, Segurança de Endpoint, 100% online. Com 27h de duração, a capacitação vai ensinar processos de defesa e proteção de dispositivos conectados à rede, como smartphones, notebooks e tablets.

Os participantes que concluírem a Maratona CiberEducação poderão concorrer a 1,5 mil bolsas de estudo gratuitas para a segunda etapa do programa, de capacitação em cibersegurança. Nesta fase, os melhores alunos serão selecionados para a formação em CCNA-1 + Network Security. Na terceira e última fase, os estudantes poderão ter oportunidades de estágio ou emprego por meio do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) e de empresas parceiras da Cisco.

– É um passo importante para iniciar a formação em cibersegurança e se preparar para uma carreira em um dos mercados de trabalho mais aquecidos da atualidade – avalia o agente de Formação Continuada do CPS, Ronan Zenatti.

O CPS é um dos maiores centros de suporte às academias da Cisco, com o treinamento de professores e estudantes de Etecs e Fatecs em redes de computadores, infraestrutura e segurança cibernética. A empresa também é um dos principais parceiros da instituição em cursos online de qualificação em cibersegurança. Em 2024, a parceria completa 11 anos.

Os interessados têm até dia 24 de março para se inscrever por meio dos links disponibilizados pelos polos abaixo:

Centro Paula Souza (CPS) Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira (Capital) Fatec Cruzeiro Fatec Ferraz de Vasconcelos Fatec Ipiranga (Capital) Fatec Itaquera (Capital) Fatec Jahu (Jaú) Fatec Mauá Fatec São José do Rio Preto Fatec Santana de Parnaíba Fatec Zona Leste (Capital)    

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo