Como fazer um currículo que se destaca no mercado

Arquivado em:
Publicado Quarta, 09 de Fevereiro de 2022 às 19:51, por: CdB

Da Redação

Quer aumentar suas chances ao se candidatar em uma vaga? Então, você precisa de um currículo que se destaca no mercado. Confira dicas para fazer o seu!

Ter um currículo de alto nível é um grande diferencial em diversos processos seletivos. Existem vários modelos, formatos e funções para diferentes currículos profissionais. Mas, de maneira geral, existem algumas informações e noções básicas que precisam estar presentes se você deseja ter um currículo que se destaca. Conseguir se destacar em meio a tantos currículos enviados diariamente e a tantas pessoas em entrevistas de emprego, é uma tarefa trabalhosa que precisa ser feita com cuidado e atenção. Existem ferramentas e aplicativos que já disponibilizam modelos de currículos prontos, ou que te ajudam a montar visualmente as informações mais importantes que devem constar no seu CV. Para obter um currículo que se destaca e que possa te abrir portas, trouxemos algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de enviar seu currículo! Organize todos os seus conhecimentos e informações Se você tem dificuldade para reunir todas as atividades que você já exerceu ou em selecionar quais dados são mais importantes para colocar em seu currículo, a criação de um mapa mental pode te ajudar nesse impasse. Essa técnica é muito recomendada para conseguir ter uma representação visual de conceitos e ideias de forma simplificada. O uso de mapas mentais é ideal para facilitar a seleção de informações relevantes. Uma ferramenta especializada na criação de mapas mentais é o software EdrawMax. Esse programa pode ser usado para desenvolver diagramas, gráficos e infográficos, e dispõe de um conjunto enorme de modelos para mapas mentais. Ao utilizar um mapa mental para reunir as informações mais relevantes sobre você, é certeza que os dados principais não faltarão no seu currículo. Dados pessoais sempre no cabeçalho Uma dica importante na construção de seu currículo, é sempre agrupar suas informações pessoais no cabeçalho. Um exemplo de dados a serem colocados é o seguinte:
  • Nome completo
  • E-mail
  • Telefone de contato
  • LinkedIn (se tiver)
  • Cidade onde mora
  • Link para site pessoal, portfólio ou perfil em redes sociais
Não é necessário fornecer informações como CPF, RG ou endereço completo. Também é preciso estar atento aos nomes e endereços utilizados nas redes sociais ou em e-mails. Formato e Linguagem Para a maioria dos currículos é preciso somente utilizar o formato A4 simples, concentrando todas as informações em duas páginas no máximo. Para profissionais de design, de arquitetura, de artes ou que trabalhem com escrita, pode ser exigido pelas empresas um portfólio para conferir seus trabalhos. Nesse caso, o indicado é procurar programas e aplicativos que operem com gráficos, infográficos e modelos de design próprios. Alguns programas que se destacam nesse quesito são a plataforma de design gráfico do Canva, a EdrawMax com seus modelos de gráficos criativos, e o Behance e o Dribble, como uma exibição de seus trabalhos artísticos em portfólios online. Também é preciso estar atento a linguagem utilizada nos currículos, sempre optando por um texto livre de erros de português, seguindo a norma padrão da língua portuguesa. Procure usar fontes simples, com tamanhos entre 12 e 14, separe cada item por espaço duplo e destaque os títulos em negrito. Área de atuação e resumo de qualificações Após o cabeçalho, o sugerido é apresentar informações sobre a área de atuação e o resumo de suas qualificações. No espaço reservado para área de atuação, é fundamental trazer de forma concisa e rápida a sua principal área de atuação bem definida. Já para o resumo de qualificações, por mais que sejam muitas qualificações que precisam ser apresentadas, opte por reunir 3 ou 5 qualificações que oferecem destaque para sua área de atuação. Procure listar qualificações que demonstrem as suas conquistas para obter um currículo que se destaca da maioria. Experiência profissional e formação acadêmica A seção sobre sua experiência profissional é a mais importante de todo o seu currículo. Busque organizar suas experiências profissionais em linha de tempo, com as mais recentes em primeiro e colocando as mais antigas por último.
  • Nome da empresa onde trabalha ou trabalhou
  • Período em que trabalhou nesta empresa, ou se ainda está nela, ao lado do nome da empresa
  • Pequena descrição da empresa
  • Último cargo ocupado ou função realizada
  • Descrição das suas atividades
Se possível também inclua os resultados e destaques que alcançou nesta empresa. Também procure incluir experiências profissionais que encaixem dentro da área que você está se candidatando. Já para sua formação acadêmica, descreva de forma rápida e breve toda a sua formação. Informe o nível da formação, se é técnico, bacharelado e etc, o título do curso, o nome da instituição juntamente com o local e o período do curso, se está em conclusão ou já foi concluído. Cursos, atividades, habilidades e informações complementares Ao final do seu currículo, acrescente cursos, atividades e/ou habilidades e informações complementares que valem a pena ser mencionadas. É válido mencionar nessa seção se você é fluente em inglês ou se possui conhecimento básico de espanhol ou outro idioma. Se você sabe de Excel, Pacote Office ou se tem conhecimento de alguma ferramenta específica da sua área de atuação. É só preciso listar o título, a instituição, o local e o período de realização. Imagem Freepik Não deixe de manter seu currículo atualizado Depois de conferir essas dicas importantes para fazer um currículo que se destaca, é também importante sempre manter as informações ali apresentadas atualizadas constantemente. O segredo para um bom currículo que se destaque é reunir o máximo de dados que possa criar uma ligação com as suas experiências e a empresa para a qual você está se candidatando. Busque conhecer quem está ofertando a vaga, sempre trazendo informações concisas!
Edições digital e impressa

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo