Colômbia e Venezuela normalizam relações diplomáticas

Arquivado em:
Publicado Sábado, 13 de Agosto de 2022 às 18:38, por: CdB

A primeira nomeação veio do governo venezuelano, quando Maduro designou o ex-ministro das Relações Exteriores Félix Plasencia como novo representante diplomático do país em Bogotá. Ele desembarcou nesta manhã na capital colombiana e se dirigiu ao posto de trabalho.

Por Redação, com agências internacionais - de Bogotá e Caracas
Apenas 48 horas depois que os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Colômbia, Gustavo Petro, anunciaram a nomeação de embaixadores para os seus países, marcando mais um passo em direção ao restabelecimento completo de relações diplomáticas, as representações diplomáticas entre os vizinhos retomaram suas atividades. A primeira nomeação veio do governo venezuelano, quando Maduro designou o ex-ministro das Relações Exteriores Félix Plasencia como novo representante diplomático do país em Bogotá. Ele desembarcou nesta manhã na capital colombiana e se dirigiu ao posto de trabalho. — Quero anunciar que o ex-chanceler Félix Plasencia, que foi embaixador na República Popular da China, foi designado como próximo embaixador na República da Colômbia. A chancelaria da Venezuela já pediu a aceitação da chancelaria da Colômbia. Ele é um homem de grande experiência diplomática e política, com uma grande capacidade de relacionamento — disse Maduro, na última quinta-feira. "A diplomacia bolivariana da paz será a base sólida para fortalecer a irmandade histórica de um mesmo povo, de Venezuela e da Colômbia, filhas do libertador Simón Bolívar", escreveu o novo embaixador, no Twitter.

Relações

Momentos depois do anúncio de Maduro, o presidente colombiano respondeu nomeando o ex-senador Armando Benedetti como novo embaixador da Colômbia em Caracas. "Em resposta ao governo venezuelano, que designou um embaixador que terá como responsabilidade normalizar as relações diplomáticas entre ambas as nações, decidi designar Armando Benedetti como embaixador da Colômbia para a Venezuela", adiantou Petro. O novo mandatário colombiano, que tomou posse no último domingo, ainda afirmou que o representante diplomático de seu governo em Caracas terá "a árdua tarefa de normalizar as relações entre os dois países, restabelecer a institucionalidade que existia há décadas, para que os povos irmãos possam proteger seus direitos, garantir suas liberdades e fazer com que entre Colômbia e Venezuela se possa construir riqueza para os povos". Benedetti, que foi presidente do Senado colombiano entre 2010 e 2011, agradeceu Petro "por sua confiança" e prometeu reativar o comércio entre os países.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo