Ciro já sinaliza que poderá desistir da candidatura ao Planalto

Arquivado em:
Publicado Quinta, 07 de Julho de 2022 às 10:39, por: CdB

“Minha pré-candidatura é sim pra valer. Não estou nessa porque é fácil, tenho experiência o suficiente pra saber o quão difícil é. Mas também tenho muita humildade pra apostar na inteligência da nossa gente. Então, não tem nada que me tire dessa disputa a não ser o povo brasileiro”, escreveu Ciro Gomes.

Por Redação - do Rio de Janeiro Pré-candidato do PDT à Presidência da República, o ex-governador cearense Ciro Gomes descartou, em vários momentos, qualquer chance de desistência da empreitada que, até agora, não decolou. Dessa vez, porém, Gomes admitiu em mensagem publicada em suas redes sociais, nesta quinta-feira, que “o povo brasileiro” seria o único fator capaz de fazê-lo abandonar a tentativa de chegar ao Palácio do Planalto.
ciro-4.jpg
Ciro Gomes poderá se despedir dos eleitores, caso sua candidatura seja frustrada pelas pesquisas
“Minha pré-candidatura é sim pra valer. Não estou nessa porque é fácil, tenho experiência o suficiente pra saber o quão difícil é. Mas também tenho muita humildade pra apostar na inteligência da nossa gente. Então, não tem nada que me tire dessa disputa a não ser o povo brasileiro”, escreveu Ciro Gomes. A declaração do líder pedetista faz todo sentido. A rejeição crescente e cada vez mais próxima do presidente Jair Bolsonaro (PL); a falta de aliados e as dificuldades crescentes para construir palanques nos Estados somam-se à estagnação nas pesquisas eleitorais. Bolsonaro lidera o ranking dos candidatos mais rejeitados, com 59% e Gomes aparece em seguida, com apenas quatro pontos de diferença: 55%. Estimulada Mesmo no Estado em que governou por dois mandatos e foi bem avaliado, à época, Gomes é citado por apenas 3% dos eleitores do Ceará, de forma espontânea, como o seu candidato preferido a presidente da República na eleição deste ano, segundo pesquisa Genial/Quaest feita entre os dias 27 de junho e 1º de julho e divulgada na véspera. Segundo o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a pesquisa espontânea entre os cearenses com 42% das intenções de voto, seguido de longe pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 14%. Na pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor), o cenário muda pouco para Ciro: ele chega a 11% contra 18% de Bolsonaro. Mas 59% de Lula. O resultado da pesquisa contrasta muito com a situação vivida pelo pedetista há quatro anos. Na eleição presidencial de 2018, Ciro venceu no Ceará, com 41% dos votos válidos contra 33% do candidato petista, Fernando Haddad, e 21% de Bolsonaro. O Ceará foi o único estado em que Ciro saiu vitorioso naquela eleição. No geral, ele terminou em terceiro na disputa nacional com 12% dos votos válidos.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo