‘Carro voador’ faz ação da Embraer decolar no mercado financeiro

Arquivado em:
Publicado Sexta, 11 de Junho de 2021 às 13:11, por: CdB

A Embraer comunicou a encomenda de mais 50 unidades do produto  e, na quinta-feira, informou estar negociando com a norte-americana Zanite uma combinação de negócios visando à capitalização da Eve, sua subsidiária que desenvolve a aeronave. 

Por Redação - de São Paulo

Desde o começo deste mês, a Embraer deu um salto no mercado financeiro, com seus papéis subindo 15,7%. O movimento começou quando a empresa anunciou ter fechado um pedido para entregar, para uma companhia dos Estados Unidos e da Europa, 200 unidades de seu veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (ou eVTOL, na sigla em inglês, como é chamado o “carro voador” no mercado aéreo).

hyundai-fly1.jpg
Um dos protótipos do carro voador, a ser desenvolvido pela Hyundai, em parceria com a Über

Seis dias depois, a Embraer comunicou a encomenda de mais 50 unidades do produto  e, na quinta-feira, informou estar negociando com a norte-americana Zanite uma combinação de negócios visando à capitalização da Eve, sua subsidiária que desenvolve a aeronave.

A Embraer divulga poucas informações sobre seu eVTOL, mas, segundo o presidente da empresa na época em que o projeto foi criado, Paulo Cesar de Souza e Silva, o desenvolvimento do novo veículo deve custar cerca de US$ 300 milhões.

Fabricantes

Na avaliação do executivo, a companhia teria dificuldades para arcar sozinha com esse montante, dado que sofre com a queda de pedidos de aviões por conta da crise da covid, além de estar se recuperando do fracassado acordo de venda de sua unidade comercial para a Boeing.

— Hoje, a Embraer não tem recursos para fazer investimentos por conta própria como tinha no passado — destaca.

Silva, que atualmente é conselheiro da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), já sabe que o “carro voador” enfrentará desafios importantes até lá. Um dos maiores entraves será conseguir remunerar todos os envolvidos em sua cadeia, desde fabricantes da aeronave até os donos do imóvel onde o eVTOL pousará.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo