Cardeal australiano absolvido de pedofilia morre aos 81 anos

Arquivado em:
Publicado Quarta, 11 de Janeiro de 2023 às 10:18, por: CdB

O australiano chegou a passar mais de um ano na cadeia devido a uma condenação por pedofilia, mas acabou absolvido pela Suprema Corte da Austrália em abril de 2020 por conta de vícios no processo.

Por Redação, com ANSA - de Roma

Morreu na terça-feira, em Roma, o cardeal australiano George Pell, de 81 anos de idade.

cardeal.jpg
Morreu em Roma, o cardeal australiano George Pell, de 81 anos

Prefeito emérito da Secretaria de Economia do Vaticano e ex-arcebispo de Melbourne e de Sydney, o prelado faleceu de complicações ligadas a uma cirurgia no quadril.

Apesar da idade de Pell, sua morte pegou a Cúria Romana de surpresa, uma vez que o cardeal participou do funeral do papa emérito Bento XVI, na última quinta-feira.

Condenação por pedofilia

O australiano chegou a passar mais de um ano na cadeia devido a uma condenação por pedofilia, mas acabou absolvido pela Suprema Corte da Austrália em abril de 2020 por conta de vícios no processo.

– Recebi com tristeza a notícia da partida do cardeal George Pell – diz um telegrama enviado pelo papa Francisco ao decano do colégio cardinalício, Giovanni Battista Re.

No texto, Jorge Bergoglio exalta "a dedicação ao Evangelho e à Igreja" por parte do australiano, "principalmente a colaboração prestada à Santa Sé no âmbito de sua recente reforma econômica, cujas bases ele colocou com determinação e sabedoria".

Até a condenação por pedofilia, Pell era um dos cardeais mais poderosos do Vaticano e membro do conselho formado pelo Papa para reformar a estrutura da Cúria Romana.

– Rezo para que esse servo fiel, que seguiu seu senhor com perseverança, sem vacilar, até na hora da prova, seja acolhido na alegria do céu e receba o prêmio da paz eterna –  acrescenta Francisco em seu telegrama.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo